Tudo sobre a Premier League, o campeonato nacional mais famoso do mundo

Tudo sobre a Premier League, o campeonato nacional mais famoso do mundo

Hora de descobrir tudo sobre a Premier League: sua história, principais jogadores, maiores campeões e muito mais.

Periodicamente, a opinião pública elege algum campeonato nacional como o mais forte do mundo. Atualmente, a Premier League, campeonato dos times ingleses, ocupa este posto, que outrora já pertenceu ao futebol italiano e espanhol.

Recheado de craques, a Premier League tem atraído, principalmente nos últimos anos, os maiores craques do mundo. A seguir, te contamos mais sobre essa liga tão importante.

Tudo sobre a Premier League

História da Premier League

A história da Premier League começa na temporada de 1992/93, quando os times ingleses, em decisão conjunta, resolveram romper com a Football League, organização responsável por dirigir o campeonato de clubes ingleses desde 1888.

Tudo sobre a Premier League: a primeira foto.
Jogadores dos 22 clubes participantes posam para divulgar a primeira edição da Premier League

Os motivos deste rompimento dos clubes com a organização foram vários. Além das equipes buscarem maior autonomia da entidade, o que levaria a mais liberdade de escolha e uma receita maior para cada clube, algumas tragédias sinalizaram aos ingleses a necessidade de mudanças. A primeira delas foi em 1985, quando um incêndio tomou conta das arquibancadas em um jogo entre Bradford City e Lincoln City, vitimando 56 pessoas. 

O segundo desastre que ajudou a acender o sinal de alerta aconteceria duas semanas depois, na final da Champions League daquele ano, ainda chamada de Copa do Campeões, entre Liverpool e Juventus, no estádio de Heysel, na Bélgica. Os hooligans, grupos de torcedores fanáticos e violentos, que até então eram figura constante no futebol inglês, também marcaram presença na decisão. Antes do apito inicial, os hooligans dos Reds iniciaram um ataque aos torcedores italianos, que dividiam as arquibancadas com os ingleses. O “Desastre de Heysel”, como ficou conhecido, deixou 39 mortos, além de outros 600 feridos, muitos deles pisoteados ou machucados com paus e pedras. 

Ainda houveram outras tragédias semelhantes, como o “Desastre de  Hillsborough” (1989), que apontaram ainda mais a necessidade de uma reformulação geral na organização do futebol inglês.

Foto registra o resultado do “Desastre de Heysel”, tragédia que vitimou 39 pessoas e ajudou a mudar para sempre o futebol inglês

Outro motivo da cisão entre a organização e os clubes foi o fato dos últimos estarem em busca de melhorar o produto como um todo, não apenas na questão securitária. Portanto, ao romper com a Football League e criar a Premier League, diversas mudanças significativas foram feitas em prol de uma qualidade maior, como um calendário mais organizado, padronização dos estádios e regras de segurança melhor estabelecidas.

Em 1992, portanto, os clubes ingleses decidiram finalmente criar a sua própria liga, da qual seriam donos, sem precisar responder a nenhuma entidade ou federação. Surgia, assim, a Premier League. Bem-sucedida comercial e esportivamente, a liga foi crescendo aos poucos e hoje desponta como o campeonato nacional mais visto do mundo, devido a sua ótima organização e a presença massiva de jogadores de primeiro escalão. 

Atual Formato

O formato da Premier League é semelhante à maioria dos campeonatos nacionais de clubes, inclusive o Brasileirão. 20 times disputam o campeonato, em 38 rodadas divididas em turno e returno, em que todos os times se enfrentam duas vezes cada. 

Os quatro primeiros colocados se classificam para a Champions League, enquanto os três últimos são rebaixados para a Championship, a segunda divisão inglesa. 

Campeões da Premier League

Com mais de 30 anos de existência, a Premier League já consagrou 7 times diferentes como campeões. Confira a lista dos times que já conseguiram levantar a taça do campeonato.

Manchester United – 13 títulos

Manchester City – 9 títulos

Chelsea – 5 títulos

Arsenal – 3 títulos

Liverpool – 1 título

Leicester City – 1 título

Blackburn Rovers – 1 título

*atualizado no dia 13.09.2023.

Maiores artilheiros da Premier League

Não tem como contar tudo sobre a Premier League e não falar sobre os maiores artilheiros da competição. A liga, sobretudo nos últimos anos, se notabilizou por abrigar diversos craques. Veja a relação dos principais goleadores desses mais de 30 anos de história. 

Alan Shearer – 260 gols

Harry Kane – 213 gols

Wayne Rooney – 208 gols

Andy Cole – 187 gols 

Sergio Aguero – 184 gols

Frank Lampard – 177 gols

Thierry Henry – 175 gols

Robbie Fowler – 163 gols

Jermain Defoe – 162 gols

Michael Owen – 150 gols 

*atualizado no dia 13.09.2023.

Jogadores com mais jogos

Confira abaixo quem são os jogadores que mais vezes entraram em campo pela Premier League.

Gareth Barry – 652 jogos

Ryan Giggs – 632 jogos

James Milner – 623 jogos

Frank Lampard – 609 jogos

David James – 572 jogos

Gary Speed – 535 jogos

Emile Heskey – 516 jogos

Mark Schwarzer – 514 jogos

Jamie Carragher – 508 jogos

Phil Neville – 505 jogos

*atualizado no dia 13.09.2023.

Maiores treinadores da história Premier League

A Premier League reúne, até hoje, alguns dos melhores técnicos do mundo. Relembre agora 3 deles que fizeram, ou ainda fazem, história.

Alex Ferguson

Tudo sobre a Premier League: Alex Ferguson, o maior técnico da história da Premier League
Alex Ferguson, o maior técnico da história da Premier League

O escocês chegou ao United em 1986 e passou incríveis 27 anos no comando dos Red Devils. Durante este tempo, Alex Ferguson se tornou uma figura lendária e o maior técnico da história do futebol inglês. Sua popularidade pode ser medida não apenas por seus números indiscutivelmente impressionantes, como as suas 13 conquistas da Premier League, mas também por sua relevância na sociedade inglesa, tão grande a ponto de ter sido nomeado cavaleiro da Ordem Britânica. 

Ferguson se aposentou em 2013 como o técnico com mais títulos na história (49) e como o maior vencedor da Premier League

Arsène Wenger

Tudo sobre a Premier League: Arsene Wenger, técnico lendário do Arsenal
O francês Wenger ficou incríveis 22 anos no comando do Arsenal

Se não fosse pelos 28 anos de Ferguson no United, os 22 anos de Wenger no comando do Arsenal seriam ainda mais impressionantes. Não obstante, o fato do francês ter conseguido em alguns momentos rivalizar não só em tempo à frente de um grande clube, como também na qualidade do futebol jogado, apenas engrandece o tamanho de seu legado. 

Arsène chegou em 1996 e encerrou a sua passagem em 2018, com 3 títulos da Premier League. Foi o comandante de times inesquecíveis, sobretudo os lendários “Invincibles”, que conquistaram a Premier League de maneira invicta. 

Pep Guardiola

Pep Guardiola, espanhol que está fazendo história na Premier League

“Caçula” da lista, Guardiola segue em atividade no Manchester City e ainda tem bastante tempo para continuar a escrever a sua história. Ainda assim, o catalão já tem bastante coisa para contar dos seus 7 anos de Premier League

Pep chegou em 2016 à Inglaterra e, desde então, instaurou uma dinastia com o seu Manchester City. Seu período no país já rendeu 5 títulos da Premier League e, ao que tudo indica, vem mais por aí nos próximos anos. 

*atualizado no dia 13.09.2023.

Brasileiros de destaque da Premier League

Como falar tudo sobre a Premier League e esquecer do país do futebol? Os brasileiros, é claro, também tiveram sua parcela de contribuição para o sucesso da liga. Veja abaixo alguns dos jogadores nascidos em terras nacionais que mais tiveram importância e impacto na Premier League

Juninho Paulista

Tudo sobre a Premier League: Juninho Paulista, um dos maiores brasileiros da Premier League.
Juninho Paulista, craque brasileiro que fez sucesso no Middlesbrough

Pode surpreender muita gente, mas Juninho Paulista é um dos jogadores brasileiros mais importantes na história da Premier League. Juninho chegou à liga em 1995 para jogar no Middlesbrough e não demorou muito para conquistar a torcida do time inglês. Pelo Boro, Juninho realizou 125 jogos, marcando 29 gols e dando 18 assistências. Apesar do rebaixamento do time de North Yorkshire na temporada 1996/97, Juninho ainda conseguiu ser eleito o melhor jogador da competição, algo raro por si só, mas ainda mais para um brasileiro, já que ele foi o único jogador nascido aqui a atingir o feito. 

Hoje aposentado, Juninho é considerado o maior ídolo da história do Middlesbrough, e seu nome é até hoje guardado com muito carinho pela torcida do time.

Gilberto Silva

Gilberto Silva, um dos líderes dos “Invicibles”

Outro grande jogador brasileiro que fez sucesso na Premier League foi Gilberto Silva, ex-volante que marcou época no meio campo do Arsenal. Pelo time londrino, Gilberto fez 170 jogos e é muito lembrado por ter sido parte importante do time que ficou conhecido como “Invincibles”, apelido dado ao esquadrão vencedor da Premier League da temporada 2003/04 de maneira invicta. 

William

Jogador brasileiro com mais partidas no campeonato inglês, William construiu uma bonita história pelo Chelsea

O jogador brasileiro fez uma excelente carreira no Chelsea. William chegou aos Blues em 2013 ao clube londrino, e foi parte importante de diversos títulos do time, incluindo dois títulos da Premier League. Atualmente jogando no Fulham, o jogador, que atualmente já é o brasileiro com mais partidas feitas no campeonato, segue em atividade colecionando ótimos números.

Fernandinho

Tudo sobre a Premier League: Fernandinho foi o primeiro brasileiro a levantar a taça da PL como capitão
Fernandinho, o primeiro brasileiro a levantar a taça da Premier League como capitão

Em 2013, Fernandinho chegou ao City cercado de certa desconfiança. Afinal, um volante defensivo de 28 anos sem experiência no futebol inglês não parecia lá coisa tão promissora. Nos seus quase 10 anos pelos Citizen, Fernandinho provou diversas vezes que os críticos estavam errados. 

Durante o seu período no comando do meio-campo do time azul de Manchester, Fernandinho cansou de levantar taças, virou ídolo, acumulou uma multidão de admiradores – entre eles Pep Guardiola – e se tornou o primeiro brasileiro a levantar a taça da Premier League como capitão. Fernandinho terminou a sua passagem pela liga como o segundo jogador brasileiro com mais partidas disputadas, com 264 jogos feitos e 5 títulos. 

Roberto Firmino

Tudo sobre a Premier Legue: Roberto Firmino é o brasileiro com mais gols na competição.
Firmino é o brasileiro com mais gols na Premier League

Por falar em desconfiança, poucos jogadores chegaram à Premier League sob tantos olhares tortos quanto Roberto Firmino na temporada 2014/15. Vindo do Hoffenheim, da Alemanha, pela então fortuna de € 29 milhões – valor que se provaria uma verdadeira bagatela algum tempo depois -, os torcedores do Liverpool e a imprensa inglesa não entendiam como um jogador como aquele poderia valer tanto, sobretudo após uma primeira temporada mediana de adaptação sob o comando de Brendan Rodgers. 

Foi com a chegada de Klopp, na temporada seguinte, que tudo mudou para o brasileiro. Capaz de interpretar como ninguém as qualidades do jogador, o alemão fez de Firmino o cérebro dos Reds ao colocá-lo de falso nove, função que o jogador entendeu como poucos. 

Firmino marcou época ao formar o lendário trio de ataque ao lado de Sadio Mané e Mohamed Salah e encerrou a sua trajetória no Liverpool este ano, mas não sem deixar um legado imenso: o jogador é o terceiro brasileiro com mais participações em jogos, com 256 aparições, e é também o brasileiro com mais gols marcados (82) e assistências distribuídas (50).

Como era o Campeonato Inglês antes da Premier League?

Antes da Premier League ser fundada em 1992, o campeonato inglês era organizado pela English Football League, órgão independente e que também dava nome ao campeonato. 

A liga surgiu em 1888, com 12 times participantes: Accrington, Blackburn Rovers, Bolton Wanderers, Burnley, Everton, Preston North End, Aston Villa, Derby Country, Notts County, Stoke City, West Bromwich Albion e Wolverhampton Wanderers. O formato de 12 times prevaleceu até a temporada 1890/91, mas mas foi aumentando conforme o tempo até chegar aos 22 clubes, número que a liga apresentava na sua última temporada como a primeira divisão inglesa, em 1991/92. 

O rebaixamento e promoção de times, por sua vez, começou apenas a partir da temporada 1898/99, momento em que outras ligas de divisões inferiores já estavam bem estabelecidas.

Atualmente, a Football League ainda existe e é parte importante do ecossistema do futebol inglês, gerenciando a segunda (Championship), terceira (League One) e quarta divisão (League Two) do futebol inglês, além de organizar a Copa da Liga Inglesa e a Copa da Inglaterra. 

Apesar de ser uma entidade independente, a Football League responde à federação inglesa (FA) e às suas sanções. 

Maiores Campeões da English Football League

O Liverpool foi o maior campeão da English Football League

Apesar de atualmente a Premier League ser considerada a primeira divisão inglesa, entre 1888 e 1992 a Football League era a principal liga do país. Conheça os times que mais vezes foram campeões na época pré-PL. 

Liverpool – 18 títulos

Arsenal – 10 títulos

Everton – 9 títulos

Manchester United – 7 títulos

Aston Villa – 7 títulos

Sunderland – 6 títulos

Newcastle – 4 títulos

Sheffield Wednesday – 4 títulos

Wolverhampton Wanderers – 3 títulos

Huddersfield Town – 3 títulos

Leeds United – 3 títulos

O Manchester United, com 13 conquistas da Premier League e 7 da Football League, é o maior campeão nacional da Inglaterra, com 20 títulos. O Liverpool vem logo atrás, com 19 títulos, enquanto o Arsenal fecha o pódio, com 13 troféus nacionais. 

Curiosidades Premier League

Nessas três décadas de existência, a Premier League tem muita história e curiosidade para contar. Confira algumas: 

  • O primeiro gol da PL foi marcado por Brian Deane, do Sheffield, em 15 de agosto de 1992, na vitória por 2×1 sobre o Manchester United.
  • Richard Dunne é o jogador com mais gols contra registrados pela Premier League. Foram 10 gols marcados na meta errada. 
  • O único jogo que acabou sem nenhum escanteio marcado foi em 2010, na vitória por 6×0 do Chelsea em cima do Wigan Athletic.
  • Seis goleiros conseguiram marcar gols em toda a história da Premier League: Peter Schmeichel, Brad Fiedel, Paul Robinson, Tim Howard, Asmir Begovic e o brasileiro Alisson. 
  • A temporada 2010/11 contou com 14 jogadores chamados David, entre eles David Silva, craque do Manchester City.
  • O único time a conseguir o título de forma invicta foi o Arsenal, na temporada 2003/04.
  • Na temporada 2017/18, o City atingiu 100 pontos e chegou a melhor pontuação na história da liga. O brasileiro Gabriel Jesus foi o responsável por dar a vitória aos Citizens e garantir o recorde.

Quer saber mais sobre esportes?

Se você gostou deste texto que conta tudo sobre a Premier League, então também vai gostar dos outros diversos textos sobre esportes que temos no nosso blog

Aqui no Joga Junto, você encontra uma editoria completa sobre competições, curiosidades e notícias esportivas. 

Se interessou? Leia mais aqui!