Seleção brasileira: o que esperar do time em 2024?

Seleção brasileira: o que esperar do time em 2024?

O ano de 2023 chega ao fim daqui a poucos dias e, para os fãs da seleção brasileira de futebol, 2024 será uma presença muito bem-vinda. Isso porque 2023 foi, sem sombra de dúvidas, um dos piores anos para o time verde e amarelo. 

Nesses últimos 12 meses, a “Amarelinha” sofreu alguns dos seus maiores vexames de que se tem notícias na sua gloriosa história. No começo do ano, após a saída de Tite, o time foi comandado em seus primeiros jogos amistosos pelo interino Ramon Menezes, que observou do banco de reservas as derrotas para Marrocos e Senegal. 

Em julho, houve perspectivas de melhora após o anúncio do técnico Fernando Diniz. O time parecia ter encontrado um caminho para seguir, sobretudo após os dois primeiros jogos nas Eliminatórias, com vitórias sobre Bolívia e Peru. Porém, o bom momento parou por aí, e, a partir de então, a seleção passou a colecionar recordes negativos. 

Apenas neste recorte de um ano, o time canarinho teve o seu pior início na história das Eliminatórias: a seleção perdeu uma invencibilidade de 37 jogos na competição, além de ter sofrido uma derrota inédita para a Colômbia no torneio e perdido para o Uruguai no estádio Centenário depois de 22 anos. 

Para piorar, a crise não se limitou ao campo. Nos bastidores, a CBF vive um período de enorme instabilidade, com disputas de poderes e brigas políticas que geraram grandes consequências, como o afastamento do atual presidente, Ednaldo Rodrigues. 

Em meio a tantos problemas, o que podemos esperar da seleção brasileira em 2024? 

Jogos com europeus

Uma das principais expectativas para o ano que vem é a volta dos jogos da seleção com times europeus durante a preparação para a Copa do Mundo, algo que não ocorre desde março de 2019, quando a equipe nacional venceu a República Tcheca por 3×1. Embora os adversários dos jogos não estejam todos confirmados, já se sabe que o Brasil enfrenta a Espanha no mês de março. 

Possível chegada de Ancelotti

O tema ainda é incerto, mas acredita-se que a CBF tenha um acordo firmado com o técnico italiano Carlo Ancelotti. O assunto ainda é tratado com muita cautela, afinal o próprio presidente da entidade confirmou, enquanto o treinador segue despistando sobre o suposto acordo. Se Ancelotti vem ou não, segue sendo um mistério, mas o fato é que, caso aconteça, o treinador promete trazer consigo um futuro melhor para a seleção brasileira. 

Copa América

O ano de 2024 também traz uma nova edição da Copa América, realizada novamente nos Estados Unidos. Por mais que o torneio não seja exatamente um sonho de consumo para os torcedores brasileiros, a Copa América é uma nova possibilidade para a seleção se provar em jogos competitivos que valem um troféu para a galeria, algo bem diferente de disputar apenas Eliminatórias e amistosos. E, se Ancelotti vier, a competição ganha um sabor ainda mais especial, pois esses serão os primeiros jogos oficiais do treinador à frente da equipe.

Quer ler mais sobre esportes?

Gostou de ler sobre o próximo ano da Seleção Brasileira? Quer ler mais notícias e artigos sobre esportes? Então você chegou ao lugar certo! 

O blog do Joga Junto tem uma editoria completa sobre o mundo esportivo, com textos informativos, curiosidades e matérias completas sobre as mais diversas modalidades.

Quer ler mais sobre os seus esportes favoritos? Então acesse a nossa editoria agora e aproveite!