Saiba tudo sobre a Champions League

Torneio continental mais prestigiado do mundo, a Champions League se tornou o maior sucesso do futebol. Vamos te contar tudo sobre o campeonato de clubes mais importante do planeta.

Torneio continental mais prestigiado do mundo, a Champions League se tornou o maior sucesso do futebol. Atrás em importância apenas da Copa do Mundo da Fifa, a UCL conta com os melhores jogadores do mundo e atrai milhões de telespectadores de todo o globo todos os anos. 

Nesse artigo vamos te contar tudo sobre o campeonato de clubes mais importante do mundo.  

O que é a UEFA Champions League? 

A UEFA Champions League, também conhecida no Brasil como Liga dos Campeões, e anteriormente como Copa dos Campeões, é um torneio continental organizado pela Union of European Football Associations (UEFA), que reúne os mais importantes clubes de futebol da Europa.  

A classificação para a competição ocorre por meio das ligas nacionais dos países participantes da UEFA. Os mais bem colocados nos campeonatos de seus respectivos países garantem um lugar na edição do ano seguinte.  

História da Champions League 

A tentativa de se desenvolver um torneio europeu de clubes data de muito tempo antes da criação da Champions League. Alguns torneios foram organizados em diversos anos, mas sem uma periodicidade regular.  

O embrião da Champions League foi, de fato, a Copa dos Campeões da Europa, inspirada no Campeonato Sul-americano de futebol, que por sua vez seria o precursor da Libertadores da América.  

A primeira edição aconteceu na temporada 1955-56. Nessa edição de estreia, 16 clubes participaram: 7 campeões nacionais (da Bélgica, Dinamarca, Suécia, Itália, Espanha, França e Alemanha) e 9 convidados. O espanhol Real Madrid se sagrou o campeão em cima do francês Stade de Reims, iniciando uma longa história de sucesso na Liga.  

A Copa dos Campeões seguiu com esse nome e formato até o ano de 1992, quando foi finalmente rebatizada para Champions League (ou Liga dos Campeões, em português) e teve o seu modelo alterado.  

Desde que foi criada, a Champions League já consagrou 22 times de 10 países diferentes como campeões, e hoje a liga é um sucesso global, sendo acompanhada em todos os continentes de maneira assídua.  

Mudança de formato da UEFA Champions League 

A partir de 1992, a Copa dos Campeões teve o seu nome alterado para Liga dos Campeões e um novo formato foi implantado. Na nova configuração, os times começaram a participar de uma fase de grupos antes da etapa eliminatória, diferentemente de antes, em que todos os confrontos eram decididos por mata-mata.  

Hoje, a Champions League é disputada por 32 equipes divididas em 8 grupos. Porém, antes de iniciar a fase de grupos, existe a fase preliminar, na qual os clubes que não conseguiram se classificar diretamente em seus campeonatos nacionais lutam por uma vaga.  

A mudança de formato permitiu o ingresso de mais times, o que aumentou o interesse do público e, consequentemente, a renda e a importância dada ao torneio. Não por acaso, a Champions é um sucesso absoluto, sendo o sonho de consumo de 10 entre 10 times europeus.  

A Taça da UCL 

A glória da Champions League é simbolizada por seu magnífico troféu, a “Orelhuda”.  

O troféu mais cobiçado da Europa apareceu já na primeira edição da competição, em 1955-56, mas foi só em 1967 que ele ganhou o seu famoso design, que apresenta duas alças longas, semelhantes a duas orelhas – daí o seu apelido carinhoso.  

Todos os campeões da Champions League 

22 equipes de 10 países diferentes já conseguiram erguer a “Orelhuda”. O espanhol Real Madrid é o maior campeão, com 14 conquistas. Em seguida vem o italiano Milan, com 7 troféus. O Bayern de Munique, da Alemanha, e o Liverpool, da Inglaterra, fecham o pódio juntos, com 6 triunfos cada.  

O país que mais conquistou o campeonato é a Espanha, com 19 títulos, divididos entre Real Madrid e Barcelona. Em segundo lugar, está a Inglaterra, com 14 taças, conquistadas por Liverpool, Manchester United, Chelsea, Nottingham Forest e Aston Villa. A Itália aparece em terceiro lugar, com 12 títulos. Milan, Internazionale e Juventus são os campeões do país. 

Veja todos os 22 campeões: 

Real Madrid (Espanha) – 14 títulos 

Milan (Itália) – 7 títulos 

Bayern de Munique (Alemanha) – 6 títulos 

Liverpool (Inglaterra) – 6 títulos 

Barcelona (Espanha) – 5 títulos 

Ajax (Holanda) – 4 títulos 

Internazionale (Itália) – 3 títulos 

Manchester United (Inglaterra) – 3 títulos 

Juventus (Itália) – 3 títulos  

Benfica (Portugal) – 2 títulos 

Chelsea (Inglaterra) – 2 títulos 

Nottingham Forest (Inglaterra) – 2 títulos 

Porto (Portugal) – 2 títulos 

Borussia Dortmund (Alemanha) – 1 título 

Chelsea (Escócia) – 1 título 

Hamburgo (Alemanha) – 1 título 

Steaua Bucareste (Romênia) – 1 título 

Olympique de Marseille (França) – 1 título 

Feyenoord (Holanda) – 1 título  

Aston Villa (Inglaterra) – 1 título 

PSV (Holanda) – 1 título 

Estrela Vermelha (Sérvia) – 1 título 

Campeões em sequência da UCL 

A Champions League é um dos torneios mais difíceis de serem conquistados e, embora já tenha acontecido algumas vezes, vencedores em sequência são raridades.  

Em toda a sua história, apenas 3 equipes conseguiram ganhar ao menos 3 Champions League seguidas: Real Madrid, Ajax e Bayern de Munique. O time espanhol, na verdade, conseguiu o feito duas vezes: um pentacampeonato nas cinco primeiras edições da competição (1955-56, 1956-57, 1957-58, 1958-59, 1959-60), até hoje um marco inédito, e o tricampeonato de 2015-16, 2016-17 e 2017-18.  

O Ajax conseguiu o seu tricampeonato em 1970-71, 1971-72 e 1972-73. Já o Bayern levantou o seu em 1973-74, 1974-75 e 1975-76.  

Jogadores com mais títulos da Champions League 

Ganhar a UEFA Champions League é uma das maiores glórias que um jogador pode alcançar em sua carreira. Alguns deles perseguem a taça durante toda a sua trajetória como uma verdadeira obsessão e, não obstante, um punhado deles nunca chega a conquistá-la de fato.  

Se ganhar o troféu apenas uma vez já é uma tarefa dificílima capaz de deixar qualquer um marcado na história, ganhá-lo diversas vezes é, então, quase heroico. Ainda assim, alguns craques conseguiram atingir essa proeza. 

Confira a lista dos jogadores que mais vezes foram campeões da Champions League

6 títulos 

Apenas Gento, ponta-esquerda do Real Madrid, conseguiu ganhar tantos títulos, fazendo dele o jogador mais vitorioso da competição.  

5 títulos 

Di Stéfano 

Héctor Rial 

Juan Alonso 

Juan Santisteban 

Marcos Alonso Imaz 

Rafael Lesmes 

José María Zárraga 

Paolo Maldini 

Alessandro Costacurta 

Cristiano Ronaldo 

Toni Kroos 

Casemiro 

Luka Modric 

Isco 

Gareth Bale 

Marcelo 

Karim Benzema  

Nacho Fernández 

Daniel Carvajal 

4 títulos 

Lionel Messi 

Xavi  

Andrés Iniesta 

Gerard Piqué 

Clarence Seedorf 

Sérgio Ramos  

Raphael Varane 

José Santamaría 

Joseíto Fernández 

Phil Neal 

Técnicos com mais títulos na história da Liga dos Campeões 

O técnico com mais títulos na história da Liga é o italiano Carlo Ancelotti, com 4. Ele foi o responsável por comandar os títulos do Milan em 2002-03 e 2006-07, além de estar sentado no banco de reservas nos títulos do Real Madrid nas temporadas 2013-14 e 2021-22.  

Outros nomes vencedores entre os técnicos são o francês Zinedine Zidane e o inglês Bob Paisley, com 3 títulos cada.  

Maiores artilheiros da Champions League 

Marcar um gol que seja em uma edição de Champions League é considerada uma glória eterna para qualquer jogador. Imagine, então, marcar tantos gols a ponto de entrar na lista dos maiores artilheiros da história da competição.  

Os 5 maiores artilheiros da Champions, que marcaram o seu nome para sempre, são: 

Cristiano Ronaldo – 140 gols 

Lionel Messi – 129 gols 

Robert Lewandowski – 91 gols 

Karim Benzema – 86 gols 

Raúl González – 71 gols 

Maior artilheiro em uma só edição da Champions League 


Por ser o torneio de clubes com os melhores jogadores do mundo, é natural que também seja extremamente difícil anotar uma grande quantidade de gols. Mesmo assim, uma parcela dos atletas consegue literalmente driblar a concorrência e marcar um número impressionante de tentos e, às vezes, um jogador consegue se pôr muito acima dos demais com apenas uma edição.  

Na temporada 2013-14, Cristiano Ronaldo marcou 17 gols (!) em 11 partidas, se transformando no jogador a marcar mais gols em uma única edição de Champions League

Mais partidas jogadas na história da Champions

Jogar ao menos uma partida da UCL é o sonho todo jogador profissional e de uma grande parcela dos fãs de esporte do mundo. Escutar o hino da Champions que toca todo início de partida é capaz de emocionar até o mais frio desportista.  

Ao longo dos anos, alguns jogadores se destacaram por sua longevidade na competição, ouvindo muitas e muitas vezes essa música. Confira abaixo os recordistas de números de jogos na UEFA Champions League.  

Cristiano Ronaldo – 183 partidas 

Iker Casillas – 177 partidas 

Lionel Messi – 157 partidas 

Xavi – 151 partidas 

Ryan Giggs – 145 partidas 

Maiores artilheiros brasileiros na história da Champions League 

O Brasil é reconhecido internacionalmente como o berço de um número impressionante de grandes jogadores de futebol. Atletas do país jogam na competição praticamente desde o seu início e 55 brasileiros já foram campeões da Champions.  

Os jogadores brasileiros colecionam dados impressionantes, com mais de uma centena deles tendo marcado ao menos um gol na Liga. Abaixo, você confere os maiores artilheiros da Champions nascidos aqui. 

Os maiores artilheiros brasileiros na história da Champions League são: 

Neymar – 43 gols 

Kaká – 30 gols 

Rivaldo – 27 gols 

Jardel – 25 gols 

Giovane Elber – 24 gols 

Premiação da UCL 2022-23 

Na edição de 2022-23, o campeão leva para casa o valor de €20 milhões, algo em torno de R$ 111 milhões. 

Final UCL 2022-23 

A Champions League 2023 chegou ao seu fim. Internazionale e Manchester City duelaram pela coroa do melhor time europeu da temporada, em uma disputa que opôs um time tradicional a uma nova força deste século.

O Manchester City, comendado por Pep Guardiola, derrotou por 1×0 o tricampeão italiano, com gol de Rodri. O time inglês nunca havia sido campeão e, com uma campanha invicta, atingiu finalmente o Olimpo do futebol europeu.

A final ocorreu no dia 10 de junho, no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia.

Curiosidades Champions League 

Uma competição tradicional como a UEFA Champions League naturalmente acumula muita história para contar.  
Aqui estão algumas curiosidades sobre o mais importante torneio continental do mundo.  

  • Apenas 10 clubes conseguiram vencer a competição de forma invicta, totalizando 12 vezes. Dentre esses clubes, Ajax, Liverpool, Manchester United e Milan alcançaram esse feito mais de uma vez. O City pode entrar na lista se vencer esse ano. 
  • A Inglaterra é o país com mais clubes campeões, contando com 5 times vitoriosos: Aston Villa, Chelsea, Liverpool, Manchester United e Nottingham Forest.  
  • Paolo Maldini, ídolo do Milan, é o jogador mais velho a conquistar a Champions League, 38 anos e 331 dias. O título aconteceu em 2007, na última vez que os rossoneri levantaram a taça europeia.  
  • Apenas 3 jogadores conseguiram marcar 5 gols em uma partida da Champions: Lionel Messi, o brasileiro Luiz Adriano e Erling Haaland, que atingiu o feito esse ano, com 5 gols em cima do RB Leipzig, no segundo jogo das oitavas de final.  
  • Desde 2005, apenas clubes de cinco países diferentes disputaram as finais da UCL: Alemanha, Espanha, Inglaterra, França e Itália. O último time de fora desses países foi o Porto, de Portugal, quando foi campeão em 2004 em cima do Mônaco. 

Aprende Junto 

É hora de conhecer o Aprende Junto, a plataforma de ensino exclusiva do Joga Junto, que vai te ensinar a apostar de maneira mais estratégica. 

Quer saber mais? Acesse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *