Renascimento do futebol italiano  

Inter, Fiorentina e Roma chegaram em finais europeias. Será que o futebol italiano está voltando ao topo?

Sábado tem a grande final da Champions League 2022-23 entre Manchester City e Internazionale. E se de um lado temos o time inglês, considerado o favorito para vencer o confronto, do outro temos o sempre tradicional time italiano.  

O time milanês não é o único representante da Itália nas finais europeias desta temporada. Na verdade, ele é apenas um dos três clubes da Velha Bota protagonizando decisões no continente, ao lado de Fiorentina, que decide hoje a Conference League contra o West Ham, e da Roma, que ficou com o vice-campeonato da Europa League ao perder para o Sevilla.  

A presença destes 3 times nessas finais marcam uma retomada do protagonismo do futebol italiano no cenário continental depois de um longo período de dificuldades. Na Champions League, por exemplo, apenas a Juventus figurou entre os finalistas na última década, mas sem levantar o caneco, e o último campeão italiano na competição foi a Inter, no já longínquo ano de 2010.  

Na Europa League, a “seca” italiana é ainda maior. Os times do país não ganham o título desde a temporada 1998-99, quando o Parma derrotou o Olympique de Marseille.  

O futebol italiano ainda vive escassez de momentos alegres, bem representado pela sua seleção, que ficou de fora das últimas 2 Copas do Mundo. Na antepenúltima, o último mundial do qual participou, a Azzurra caiu logo na primeira fase.  

Ainda assim, a esquadra azul foi a campeã da última Eurocopa, em 2020. Além disso, a Roma é a atual campeã da Conference League. E esses fatos, mais os 3 finalistas do país, podem significar uma retomada do futebol italiano nos próximos anos.  

Aprende Junto 

É hora de conhecer o Aprende Junto, a plataforma de ensino exclusiva do Joga Junto, que vai te ensinar a apostar de maneira mais estratégica. 

Quer saber mais? Acesse! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *