Por que não houve Copa do Mundo em 1942 e 1946?

Torneios foram cancelados em meio à crise na Europa

Imagem da Segunda Guerra mundial

Imagem da Segunda Guerra mundial

Em setembro de 1939, um evento catastrófico abalou o mundo: a Alemanha invadiu a Polônia, dando início à Segunda Guerra Mundial. Esse conflito global teve impactos profundos em diversas áreas, incluindo o esporte, e a Copa do Mundo de futebol não escapou das consequências.

O comitê executivo da FIFA, reunido em Berna no mês seguinte à invasão da Polônia, tomou a difícil decisão de cancelar o congresso de 1940, que estava previsto para acontecer. Essa foi a primeira indicação de que a realização da Copa do Mundo também seria afetada.

A Confederação Sul-Americana de Futebol, em uma reunião em Santiago no mesmo ano, anunciou que adiaria seu apoio à candidatura de Brasil ou Argentina para sediar a competição até depois do fim da guerra. A incerteza sobre o futuro e a impossibilidade de garantir a realização segura do evento levaram a essa decisão cautelar.

Mesmo com a invasão de outros países, como Tchecoslováquia, Bélgica, Holanda, Noruega e Dinamarca, além da Polônia, o governo alemão surpreendeu ao anunciar em janeiro de 1941 que permitiria que seleções dessas nações viajassem para a América do Sul no ano seguinte para participar da Copa do Mundo. A Argentina, animada com a possibilidade, apresentou uma proposta com jogos sendo disputados em Buenos Aires, Montevidéu e Rio de Janeiro.

No entanto, em 23 de março, Jules Rimet, presidente da FIFA na época, anunciou oficialmente o cancelamento da competição. As circunstâncias imprevisíveis da guerra, os desafios logísticos e a preocupação com a segurança de jogadores e torcedores foram determinantes para essa difícil decisão.

Durante os anos de conflito, o futebol foi interrompido em muitos países. Somente após o término da guerra, em 1950, a Copa do Mundo pôde ser retomada, trazendo alívio e esperança para um mundo que se recuperava dos horrores do conflito.

A ausência das Copas do Mundo de 1942 e 1946 é uma lembrança poderosa do impacto avassalador que a Segunda Guerra Mundial teve em todos os aspectos da vida, incluindo o esporte mais popular do planeta.

Aprende Junto  

É hora de conhecer o Aprende Junto, a plataforma de ensino exclusiva do Joga Junto, que vai te ensinar a apostar de maneira mais estratégica.  

Quer saber mais? Acesse!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *