O que esperar das principais seleções na Copa América de 2024? 

O que esperar das principais seleções na Copa América de 2024?

A Copa América, competição entre as seleções mais antigas do mundo, vai começar. Com estreia prevista para o dia 14 de junho e final marcada para 13 de julho, o torneio acontecerá pela segunda vez nos Estados Unidos. 

Disputada por natureza, a edição deste ano tem tudo para ser ainda mais forte, já que não contará apenas com países da América do Sul, mas também com seleções da Concacaf, a confederação que cuida dos interesses dos times da América Central e Norte.

Hoje, vamos ver como chegam as seleções mais tradicionais para a disputa pela taça da Copa América

Argentina

A Argentina, atual vencedora do torneio e campeã do mundo, chega como a grande favorita para levantar mais uma vez o troféu. Ainda com Messi no elenco e repleta de outros bons jogadores, o time de Lionel Scaloni tirou o peso de quase 30 anos sem títulos e deve chegar ainda mais leve para a competição. Além disso, a equipe já possui a experiência e o entrosamento necessários para conquistar mais uma taça para sua galeria. 

Brasil

A Amarelinha é uma incógnita até o momento. Depois de um mau começo nas Eliminatórias da Copa, que resultou na demissão do interino Fernando Diniz, o time brasileiro chega para a competição com Dorival Júnior no comando, mas ainda sem uma cara definida. Embora o técnico seja conhecido por conseguir dar um bom padrão de jogo em pouco tempo no comando de suas equipes, os amistosos da seleção contra Espanha e Inglaterra em março dirão melhor como o Brasil chega para a Copa América.

Chile

O bicampeão da Copa América (2015 e 2016) se transformou em uma das grandes potências do futebol sul-americano nos últimos anos, com uma geração forte, capaz de levantar dois títulos seguidos da competição sul-americana. Em 2024, porém, aquela geração que encantou o continente já está em processo de declínio, e a nova safra ainda não parece pronta para dar conta do recado. A péssima campanha da La Roja nas Eliminatórias, que coloca o time na oitava posição até o momento, é uma boa evidência disso. 

Uruguai

Se a Argentina é a franca favorita para levantar o troféu, o Uruguai não fica muito atrás. O trabalho de Marcelo Bielsa deu frescor ao legado deixado pelo “Maestro” Tabárez, e a Celeste Olímpica vem fazendo ótimos jogos neste começo de ciclo de Copa. Não à toa, o time uruguaio venceu, nas Eliminatórias, a Argentina e o Brasil, as duas maiores potências locais, e o futuro parece promissor para o futebol do país que, não obstante seu diminuto tamanho populacional e territorial, segue relevante no esporte bretão. 

Grupos da Copa América 2024

A competição deste ano contará com 16 equipes de todo o continente americano. Confira como ficaram divididos os grupos do torneio:

  • Grupo A: Argentina, Peru, Chile e Canadá ou Trinidad e Tobago;
  • Grupo B: México, Equador, Venezuela e Jamaica;
  • Grupo C: Estados Unidos, Uruguai, Panamá e Bolívia;
  • Grupo D: Brasil, Colômbia, Paraguai e Honduras ou Costa Rica.

Quer ler mais sobre esportes?

Gostou de saber o que esperar das principais seleções na Copa América de 2024? Quer ler mais notícias e artigos sobre esportes? Então você chegou ao lugar certo! 

O blog do Joga Junto tem uma editoria completa sobre o mundo esportivo, com textos informativos, curiosidades e matérias completas sobre as mais diversas modalidades.

Quer ler mais sobre os seus esportes favoritos? Então acesse a nossa editoria agora e aproveite!