A Fórmula 1 terá sua estreia no Circuito de Sakhir, no Bahrein, no próximo sábado. Pela primeira vez, teremos a oportunidade de acompanhar com precisão os novos carros das dez equipes que competirão pelo cobiçado título no Mundial de Construtores, nesta que é a categoria de automobilismo mais popular do mundo.


Com os testes de pré-temporada, já pudemos ter uma ideia do que esperar nas próximas etapas desta temporada, que promete ser a mais longa da história da Fórmula 1.


Entretanto, se você está se sentindo um pouco deslocado com as novidades, não se preocupe. Reunimos todas as informações importantes sobre esta que será a 75ª edição da Fórmula 1 em um só artigo. Acompanhe conosco.


Pilotos e equipes


Pela primeira vez na história da Fórmula 1, não houve novos rostos no grid neste início de temporada. Todos os pilotos que participaram da última etapa de 2023 estarão presentes para a abertura da temporada no Bahrein.


No entanto, a ausência de mudanças nas pistas não significa ausência de transformações fora delas. A Fórmula 1 é conhecida por sua dinâmica constante, e pudemos observar alguns rebrandings de marcas, novos chefes de equipe e até mesmo especulações e confirmações sobre os assentos de pilotos para o próximo ano.


Tivemos como destaque, por exemplo, as mudanças de nomenclatura de duas equipes. A Alfa Romeo agora atende pelo nome de Stake F1 Team Kick Sauber, enquanto a Alpha Tauri foi rebatizada como Visa Cash App RB F1 Team, além da estreia de Ayao Komatsu à frente da equipe Haas, substituindo o antigo chefe de equipe Günther Steiner.


Mas o que mais chamou a atenção dos fãs do esporte, certamente, foi o anúncio de que, em 2025, Lewis Hamilton se juntará à Ferrari, mais especificamente, no lugar de Carlos Sainz. Não dá para negar que os bastidores estão pegando fogo, e o cenário off-track promete ser tão emocionante quanto as corridas em si.


Confira o line-up de equipes e seus respectivos pilotos:

EquipesPilotosPilotos reservas
Aston Martin Aramco F1 TeamFernando Alonso 🇪🇸Lance Stroll 🇨🇦Felipe Drugovich 🇧🇷
BWT Alpine F1 TeamEsteban Ocon 🇫🇷Pierre Gasly 🇫🇷Jack Doohan 🇦🇺
McLaren F1 TeamLando Norris 🇬🇧Oscar Piastri 🇦🇺Pato O’Ward 🇪🇸 e Ryo Hirakawa 🇯🇵
Mercedes-AMG Petronas F1 TeamLewis Hamilton 🇬🇧George Russell 🇬🇧Mick Schumacher 🇩🇪 e Frederik Vesti 🇩🇰
MoneyGram Haas F1 TeamKevin Magnussen 🇩🇰Nico Hulkenberg 🇩🇪Pietro Fittipaldi 🇧🇷 e Oliver Bearman 🇬🇧
Oracle Red Bull RacingMax Verstappen 🇳🇱Sergio Pérez 🇲🇽Liam Lawson 🇳🇿
Scuderia FerrariCharles Leclerc 🇲🇨Carlos Sainz 🇪🇸Oliver Bearman 🇬🇧, Antonio Giovinazzi🇮🇹 e Robert Shwartzman 🇷🇺
Stake F1 Team Kick SauberGuanyu Zhou 🇨🇳Valtteri Bottas 🇫🇮Theo Pourchaire 🇫🇷 e Zane Maloney 🇧🇧
Visa Cash App RB F1 TeamDaniel Ricciardo 🇦🇺Yuki Tsunoda 🇯🇵Liam Lawson 🇳🇿
Williams RacingAlexander Albon 🇹🇭Logan Sargeant 🇺🇸Em definição

Mudanças no calendário


Como mencionamos, o ano de 2024 está programado para ser a maior temporada da história da Fórmula 1, com 24 etapas distribuídas ao longo de nove meses. Esta temporada inclui alguns fins de semana consecutivos de disputas, bem como duas pausas no meio do campeonato.


A tradicional pausa de verão permanece, assim como um intervalo de quase um mês entre as etapas 18 e 19, proporcionando a todas as equipes a oportunidade de recarregar as energias antes da grande final que, mais uma vez, ocorre em Abu Dhabi.


Inicialmente, o calendário de 2023 contemplava 23 corridas, mas o Grande Prêmio de Emilia Romagna foi cancelado, abrindo espaço para uma adição significativa nesta temporada: o Grande Prêmio da China. Este evento ocorrerá no Circuito Internacional de Xangai, marcando seu retorno desde 2019, quando foi palco da milésima corrida do Campeonato Mundial de F1. Nesta temporada, teremos três corridas no sábado: o já disputado GP do Bahrein, o GP da Arábia Saudita e o GP de Las Vegas, este último em sua segunda edição.


Na medida em que a Fórmula 1 busca uma maior regionalização do calendário para enfrentar os desafios logísticos do esporte, várias etapas tiveram suas datas tradicionais modificadas.


Um exemplo de destaque é o Grande Prêmio do Japão, que passou de sua programação usual em setembro/outubro para a Etapa 4 em abril. Isso significa que a corrida em Suzuka coincidirá com a famosa temporada de flores de cerejeira, adicionando um espetáculo extra a um local já icônico.


Outra mudança interessante é o Grande Prêmio do Azerbaijão. O Circuito da Cidade de Baku sediou corridas da F1 em abril, maio e junho ao longo dos anos, mas em 2024, será em setembro, como o primeiro Grande Prêmio após a fase europeia.


O Catar sediará agora a penúltima etapa da temporada, com a corrida ocorrendo no primeiro fim de semana de dezembro. Isso representa um deslocamento de quase dois meses em relação à edição de 2023, proporcionando condições relativamente mais frias e confortáveis, semelhantes às experimentadas durante a Copa do Mundo FIFA de 2022.


Confira o calendário da Fórmula 1 para 2024:

DataEtapaLocal
29 de fevereiro a 2 de março🇧🇭GP do BahreinCircuito de Sakhir
7 a 8 de março🇸🇦GP da Arábia SauditaCircuito de Jeddah
22 a 24 de março🇦🇺GP da AustráliaCircuito Albert Park – Melbourne
5 a 7 de abril🇯🇵GP do JapãoCircuito de Suzuka
19 a 21 de abril🇨🇳GP da ChinaCircuito de Xangai
3 a 5 de maio🇺🇸GP de MiamiAutódromo de Miami
17 a 19 de maio🇮🇹GP da Emilia RomagnaAutódromo Enzo e Dino Ferrari – Ímola
24 a 26 de maio🇲🇨GP de MônacoCircuito de Mônaco – Monte Carlo
7 a 9 de junho🇨🇦GP do CanadáCircuito Gilles Villeneuve – Montreal
21 a 23 de junho🇪🇸GP da EspanhaCircuito de Barcelona-Catalunha
28 a 30 de junho🇦🇹GP da ÁustriaRed Bull Ring
5 a 7 de julho🇬🇧GP da Grã-BretanhaCircuito de Silverstone
19 a 21 de julho🇭🇺GP da HungriaHungaroring
26 a 28 de julho🇧🇪GP da BélgicaCircuito de Spa-Francorchamps
23 a 25 de agosto🇳🇱GP da HolandaCircuito de Zandvoort
30 de agosto a 1 de setembro🇮🇹GP da ItáliaAutódromo de Monza
13 a 15 de setembro🇦🇿GP do AzerbaijãoCircuito de Baku
20 a 22 de setembro🇸🇬GP de SingapuraCircuito de Marina Bay
18 a 20 de outubro🇺🇸GP dos Estados UnidosCircuito das Américas – Austin
25 a 27 de outubro🇲🇽GP do MéxicoAutódromo Hermanos Rodríguez – Cidade do México
1 a 3 de novembro🇧🇷GP de São PauloAutódromo de Interlagos
21 a 23 de novembro🇺🇸GP de Las VegasCircuito de Rua de Las Vegas
29 de novembro a 1 de dezembro🇶🇦GP do CatarCircuito de Losail
6 a 8 de dezembro🇦🇪GP de Abu DhabiCircuito de Yas Marina

Fins de semana de Sprint


No início de fevereiro, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) comunicou o potencial formato das corridas sprint da Fórmula 1 para a temporada 2024. De acordo com o projeto, a classificação sprint ocorrerá nas sextas-feiras, com a corrida marcando o início da programação do sábado nos circuitos que adotarem essa modalidade. Entretanto, essa modificação está sujeita à aprovação do Conselho Mundial de Esporte a Motor, que emitirá seu posicionamento em 28 de fevereiro.


Até o momento, seis locais já foram confirmados para sediar esse formato, China, Miami, Áustria, Austin, Brasil e Catar.


O que esperar da temporada de 2024 da F1


É bem conhecido que a Red Bull busca manter sua supremacia, e isso ficou claro mesmo antes do lançamento do RB20. Apesar de manter a mesma pintura do ano anterior, o carro passou por mudanças significativas em seu conceito. Com o renomado Adrian Newey liderando o desenvolvimento, a equipe acredita que pode alcançar um desempenho técnico ainda melhor em 2024.


Por outro lado, a Ferrari optou por uma abordagem completamente reformulada. Seu objetivo é competir de igual para igual com a atual campeã e pressionar o holandês Max Verstappen. Com a saída de Carlos Sainz já anunciada, ele recua em seu envolvimento com o desenvolvimento do SF-24, deixando a responsabilidade nas mãos de Charles Leclerc, ciente de que enfrentará um novo competidor experiente em 2025.


Com o anúncio de que Lewis Hamilton não estará mais na equipe na próxima temporada, a Mercedes precisará compensar a lacuna com um conceito de carro totalmente novo. Ao se aproximar do design da Red Bull em 2023 com o W15, Toto Wolff está mais cauteloso, dada a crescente pressão por melhores desempenhos na equipe multicampeã.


O AMR24 da Aston Martin apresentou evoluções técnicas e diferenças notáveis, mantendo, no entanto, a mesma suspensão e conceitos do ano anterior. Mesmo assim, Fernando Alonso afirma que, com as atualizações para 2024, pretende lutar na frente.


A McLaren introduziu várias revoluções técnicas. O novo carro passou por uma reformulação total na suspensão e lateral, seguindo um conceito semelhante ao da Mercedes, que também fornece motores para a equipe britânica. Isso sugere que os carros com motor Mercedes podem se tornar mais competitivos este ano.


Também equipada com motor Mercedes, a Williams mostra uma evolução sutil em relação ao FW45 utilizado em 2023. Apesar de testes positivos e entusiasmo de seu principal piloto, Alex Albon, James Vowles observou que a equipe ainda está atrás em termos de desenvolvimento de sua fábrica. Assim, qualquer melhoria pode ser vista como um grande mérito da visão do atual chefe de equipe.


Dentre as equipes buscando melhorias na classificação do campeonato, a Alpine se destaca por não tentar imitar a Red Bull, optando por seu próprio conceito de carro. A Sauber, agora conhecida como Stake após encerrar a parceria com a Alfa Romeo, aposta em James Key (ex-McLaren) para sair da estagnação. Na Haas, com Ayao Komatsu recentemente assumindo como chefe de equipe, já foi comunicado que o carro não está no mesmo nível dos concorrentes e depende de um milagre, já que Gene Haas não planeja investir mais, e a equipe continua com o menor orçamento do grid.


A Visa Cash APP RB, que viu a saída de Franz Tost como chefe de equipe e deu as boas-vindas a Laurent Mekies, apresenta um carro muito similar ao RB19, campeão atual. Com um excelente motor Honda e conceitos de suspensão semelhantes aos da Red Bull, o VCarb 01 tem todos os ingredientes para competir pelo campeonato ou, pelo menos, melhorar significativamente em relação ao ano passado.


Com Ferrari, Mercedes, McLaren, Aston Martin e Visa Cash APP RB mais competitivas, haverá uma maior disputa com a imbatível Red Bull? Bem, teremos 24 etapas emocionantes neste campeonato para nos mostrar o resultado.


Quer ler mais sobre esportes?


Gostou de saber mais sobre como será a temporada de 2024 da Fórmula 1? Quer ler mais notícias e artigos sobre esportes? Então você está no lugar certo!

O blog do Joga Junto tem uma editoria completa sobre o mundo esportivo, com textos informativos, curiosidades e matérias completas sobre as mais diversas modalidades.

Quer ler mais sobre os seus esportes favoritos? Então acesse a nossa editoria agora e aproveite!