Guia das finais dos Campeonatos Estaduais: descubra quem são os favoritos em cada estado

Divulgação - X, @SantosFC

Entre zebras e resultados esperados, as finais dos Campeonatos Estaduais foram moldadas para as decisões que acompanhamos desde o último fim de semana. Apesar de alguns clássicos e confrontos entre grandes rivais, exceto pela final do Campeonato Carioca, temos jogos praticamente em aberto e diversas disputas sem um favorito claro.

Quer ficar por dentro de tudo sobre os jogos já disputados nas partidas de ida e se preparar para os confrontos de volta que determinarão os campeões? Então acompanhe o Joga Junto, pois preparamos um guia completo para você.


Campeonato Carioca – Flamengo x Nova Iguaçu

Na primeira partida da decisão do Campeonato Carioca, o Flamengo venceu com facilidade o Nova Iguaçu por 3×0 no Estádio do Maracanã. Pedro marcou dois gols, um deles de pênalti, aos 20 minutos de jogo, e outro logo no início do segundo tempo. No final da partida, a vantagem foi ampliada com um gol contra de Ronald aos 80 minutos.

Com uma ampla vantagem para o time rubro-negro, considerado favorito ao título, as equipes se enfrentarão novamente no domingo, 7 de abril, às 17h, mais uma vez no Maracanã.


Campeonato Paulista – Palmeiras x Santos

O Palmeiras, atual campeão, enfrentou seu rival Santos no último domingo (31) na Vila Belmiro em um clássico bastante disputado. Com o alvinegro praiano dominando o primeiro tempo, o Palmeiras lutou para preservar sua invencibilidade de 20 jogos, porém sem sucesso.

O placar final foi apertado, com 1×0 para o Peixe, gol marcado por Otero. A grande final está marcada para o próximo domingo, 7 de abril, no Allianz Parque, estádio do Palmeiras. Com apenas uma vantagem mínima, o resultado está em aberto e promete grandes emoções para os torcedores paulistas.


Campeonato Gaúcho – Grêmio x Juventude

O Grêmio, vencedor do Gauchão de 2023, enfrentou o clube de Caxias no último sábado (30) no estádio Alfredo Jaconi, contentando-se com o empate em 0x0. O jogo, apesar de uma final, foi morno e representou um desafio para o visitante, que conseguiu segurar o resultado.

Na partida de volta, o Grêmio jogará em casa, no sábado, dia 6 de abril, às 16h30. Apesar da expectativa de um jogo truncado, o Grêmio, tendo a vantagem de atuar na Arena do Grêmio, se destaca como favorito à vitória e ao título de 2024.


Campeonato Mineiro – Atlético-MG x Cruzeiro

Uma das finais mais aguardadas do país ocorreu em Minas Gerais, onde os rivais Atlético-MG e Cruzeiro protagonizaram um jogo de ida muito disputado. Apesar da vantagem confortável do Galo, com gols de Bruno Fuchs aos 8 minutos e ampliado por Hulk aos 26 minutos do primeiro tempo, o alvinegro mineiro viu seu maior rival reduzir a diferença no placar com um gol contra de Jemerson no início do segundo tempo. Próximo do apito final, Dinenno empatou para a Raposa nos últimos minutos.

Com o placar de 2×2 na Arena MRV, os adversários se enfrentarão no Estádio do Mineirão, com o Cruzeiro mandante, no domingo, 7 de abril, às 15h30. Apesar de o Atlético-MG se destacar pelo seu elenco, ele enfrenta o desafio amargo de disputar com um Cruzeiro que possui vantagem e que pode garantir o título mantendo o empate.


Campeonato Baiano – Bahia x Vitória

A final do Campeonato Baiano não poderia ser outra. O tão aguardado clássico Ba-Vi teve sua primeira disputa neste domingo (31) no Barradão, proporcionando um jogo eletrizante aos torcedores. O Bahia chegou a abrir 2×0 na segunda etapa, com gols de Thaciano, ainda no primeiro minuto, e Cauly, aos 17.

Entretanto, o tricolor baiano não esperava a forte reação do Vitória. O primeiro gol do Leão da Barra veio logo em seguida, aos 21 minutos, marcado por Mateus Gonçalves, que também balançou as redes aos 43 minutos, marcando o empate. A virada aconteceu aos 52 dos acréscimos, com um belo gol de Iury Castilho, garantindo a vitória por 3 a 2 para o rubro-negro baiano.

O jogo de volta está marcado para o próximo domingo (7), na Arena Fonte Nova, às 16h, e mesmo com o placar favorável ao Vitória, promete um clima de emoções do início ao fim.


Campeonato Cearense – Fortaleza x Ceará

A Arena Castelão recebeu no último sábado (30) o clássico entre Fortaleza e Ceará, os grandes rivais do estado. O primeiro jogo foi bastante disputado, resultando em um empate sem gols (0x0), com as equipes acumulando um total de 9 cartões amarelos durante a partida.

A decisão está marcada para o próximo sábado (6), às 16h40, também no Castelão. O confronto segue equilibrado, sem que nenhum dos clubes se destaque como favorito até o momento.


Campeonato Alagoano – ASA x CRB

O jogo de ida da final do Campeonato Alagoano ocorreu em Arapiraca, no Estádio Fumeirão. Com o primeiro chute ao gol acontecendo apenas no segundo tempo, o visitante CRB conseguiu a vantagem de 1 a 0 aos 30 minutos, com um gol de Anselmo Ramon.

Com essa vantagem e um certo favoritismo do Galo de Campina, o jogo de volta está marcado para sábado (6), às 17h, no Estádio Rei Pelé.


Campeonato Goiano – Villa Nova x Atlético-GO

O primeiro jogo da final do Campeonato Goiano ocorreu no Estádio OBA, casa do Villa Nova, no último domingo (31). Com gols de Luiz Fernando aos 29 minutos e Alix Vinicius aos 38 do primeiro tempo, o Atlético-GO garantiu a vantagem de 2 a 0 e manteve o favoritismo para a decisão.

A grande final está marcada para o domingo (7), às 16h, no Estádio Antônio Accioly, casa do Dragão.


Campeonato Paranaense – Athletico-PR x Maringá

No último sábado (30), pelo primeiro jogo da final do Campeonato Paranaense, o Athletico-PR venceu o Maringá por 1 a 0, no Estádio Willie Davids. O gol foi marcado aos 32 minutos, por Pablo, em uma cobrança de falta. Aos 37 minutos, Pedro Henrique recebeu o segundo cartão amarelo na partida e foi expulso do jogo, deixando o Furacão com um jogador a menos em campo. Mesmo assim, o placar se manteve, dando ainda mais vantagem ao favorito Athletico para o jogo de volta.

A partida está marcada para sábado, dia 6, às 17h, na Ligga Arena, estádio do clube curitibano.


Campeonato Catarinense – Criciúma x Brusque

O jogo de ida da final do Campeonato Catarinense ocorreu no último sábado (30) no Gigantão das Avenidas, estádio do Brusque, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina. Com domínio do Criciúma, a partida terminou com o placar de 2 a 1 para o Tigre. O primeiro gol foi marcado pelo próprio Criciúma, com o zagueiro Tobias Figueiredo, aos 26 minutos do primeiro tempo. Aos 19 minutos do segundo tempo, Fellipe Mateus ampliou o placar após cobrança de pênalti. O Brusque descontou aos 30 minutos da etapa final, com Guilherme Queiróz, mas não conseguiu evitar a vitória do visitante.

Com a vantagem do Criciúma, o jogo de volta acontecerá no dia 6, às 16h30, no Heriberto Hülse, casa do clube que disputará a Série A do Campeonato Brasileiro de 2024.


Campeonato Mato-Grossense – Cuiabá x União Rondonópolis

No último sábado (30), o Cuiabá enfrentou o União Rondonópolis na Arena Pantanal e garantiu a vitória pelo placar de 1 a 0. O gol foi marcado por Isidro Pitta no final da etapa inicial. Com esse resultado, o Cuiabá mantém sua posição de favorito ao título, podendo adicionar o 13º Campeonato Mato-Grossense à sua lista de troféus.

No dia 6, no Estádio Engenheiro Luthero Lopes, o União Rondonópolis receberá o adversário em casa e precisará de pelo menos dois gols de vantagem para conquistar o título.


Quer ler mais sobre esportes?

Gostou de saber mais sobre as finais dos Campeonatos Estaduais de 2024? Quer ler mais notícias e artigos sobre esportes? Então você chegou ao lugar certo!

O blog do Joga Junto tem uma editoria completa sobre o mundo esportivo, com textos informativos, curiosidades e matérias completas sobre as mais diversas modalidades.

Quer ler mais sobre os seus esportes favoritos? Então acesse a nossa editoria agora e aproveite!