Fórmula 1 2024: confira todos os capacetes dos pilotos para esta temporada

Muito mais do que somente um equipamento de proteção para os pilotos, o capacete da Fórmula 1 é um acessório que há anos também serve para expressar a identidade de cada corredor. Não é à toa que muitos fãs aguardam ansiosamente pelo lançamento deste item, tanto quanto esperam pelos novos modelos de carros.

Os capacetes frequentemente homenageiam países, bandeiras, culturas, gostos pessoais e até mesmo ídolos, tanto dentro quanto fora do esporte. Ao longo dos anos, testemunhamos muitos capacetes memoráveis. Quem não se lembra do icônico verde e amarelo usado por Ayrton Senna, que é reverenciado até os dias de hoje?

Se você é uma daquelas pessoas que adoram acompanhar os designs e a criatividade dos pilotos em suas escolhas, este é o artigo perfeito para você! O Joga Junto reuniu todos os capacetes da Fórmula 1 para o ano de 2024 em um só lugar.


Confira os capacetes dos pilotos para a temporada de 2024 da F1


Acompanhe as escolhas e os layouts de cada capacete por equipe:


Red Bull Racing


Max Verstappen

Que tal começarmos pelo atual campeão mundial? O piloto holandês, que já ergueu três taças e quebrou recordes atrás de recordes nas últimas temporadas, decidiu seguir o padrão do capacete especial que utilizou no GP de Suzuka em 2023. 

Predominantemente branco, com detalhes em vermelho e um grande logotipo da Red Bull, o tricampeão apenas solicitou um toque adicional de azul para tornar seu adereço o mais próximo possível das cores da bandeira da Holanda.


Sergio Pérez

Com o piloto mexicano Sergio Pérez, temos uma ampla variedade de escolhas e designs que ele selecionou nas últimas temporadas. Desta vez, assim como seu colega de equipe Verstappen, ele optou pelas cores vermelha, azul, amarela e branca, com predominância do azul e um padrão cultural, além da presença da bandeira mexicana no topo. 

Um destaque especial é a frase “Never give up” (Nunca desista), que está escrita na parte traseira do capacete. Pérez mencionou no vídeo de apresentação do capacete que a frase foi posicionada ali para que ele possa vê-la sempre antes de colocar o acessório.


Mercedes


Lewis Hamilton

O heptacampeão mundial, que é um símbolo máximo de estilo dentro e fora dos paddocks, é sempre um dos nomes mais aguardados quando se trata de lançar seu capacete. Quem não se lembra de um dos mais icônicos, utilizado pelo piloto no Grande Prêmio de Suzuka de 2023 e produzido pelo ilustrador japonês Hajime Sorayama?

O layout de 2024, além dos tradicionais tons de amarelo neon e roxo, muito utilizados pelo piloto, traz como destaque nas laterais sete estrelas, simbolizando seus feitos dentro da Fórmula 1.


George Russell

Não é de hoje que notamos a preferência do britânico George Russell pela cor azul, já que a tonalidade foi sua escolha predominante nos últimos anos. Para 2024, o piloto da Mercedes resolveu destacar o seu número na lateral da peça, o 63, combinando uma tonalidade de azul-claro com o preto. Discreto, mas muito interessante.


Ferrari

Charles Leclerc

O monegasco, assim como George Russell, já demonstrou sua preferência por uma cor em especial: a vermelha. Presente na bandeira de Mônaco e também nos carros de sua equipe Ferrari, os capacetes do piloto sempre destacam a cor rubra. Desta vez, ela está presente em diferentes tons, tanto mais claros quanto mais escuros. O branco também realça os detalhes, como seu número, 16, nas laterais. O símbolo da equipe está centralizado na parte frontal, enquanto a bandeira de seu país encontra-se na parte superior.


Carlos Sainz

Em seu último ano pela Ferrari, pelo menos até o momento, Carlos Sainz optou por um capacete muito estiloso. Com detalhes em camadas, a cor vermelha também é predominante, assim como a de seu companheiro de equipe. O preto e o amarelo também se destacam, assim como o número 55 na parte superior e lateral do acessório.



McLaren


Lando Norris

Para combinar com o novo patrocinador da McLaren, Lando Norris escolheu um capacete bastante chamativo. Em amarelo neon e com detalhes desenhados na cor preta, o item de proteção também exibe o logotipo do piloto britânico, o famoso ‘L7’, que também forma as iniciais de seu nome e certamente irá se destacar ainda mais no carro laranja da equipe.


Oscar Piastri

Um dos pilotos mais jovens do grid e que está apenas em seu segundo ano na elite do automobilismo, Oscar Piastri, aparentemente é um cara discreto. Mas isso não foi levado em conta na escolha de seu capacete. Amarelo neon, laranja neon, azul e preto: essa foi a combinação de cores escolhida pelo australiano para mais um ano defendendo as cores da McLaren.




Aston Martin



Fernando Alonso

Já imaginou ter que escolher qual será o design do seu capacete por quase 20 anos consecutivos? Pois é, o príncipe das Astúrias e bicampeão mundial Fernando Alonso, além de incansável nas pistas, chegou aos 42 anos pilotando no mais alto nível na Fórmula 1. E claro que nunca faltam holofotes voltados para ele. Em mais um ano no esporte, o espanhol escolheu um dos capacetes mais coloridos do grid: azul royal, amarelo neon, vermelho, azul-claro e preto, com seu número 14 destacado na parte superior.


Lance Stroll

Considerado um dos carros mais bonitos da Fórmula 1, é fato que o verde da Aston Martin é muito cobiçado. Mas se tem alguém que pode usar a tonalidade e combinar absolutamente com a máquina, esse alguém é Lance Stroll. O belíssimo verde metálico da equipe de seu pai está também em seu capacete, discreto, mas muito elegante. Os detalhes foram adicionados na parte superior, onde podemos observar a folha do Plátano em amarelo neon que simboliza o seu país, Canadá, assim como o número 18, usado pelo piloto.



Alpine


Esteban Ocon

O francês Esteban Ocon, que já ilustrou alguns de seus capacetes com estampas do Homem-Aranha e do Deadpool anteriormente, resolveu apostar mais uma vez nas cores vermelha e preta para a temporada de 2024 da Fórmula 1. Com o fundo rubro e os detalhes da letra E que tomam toda a lateral em preto, ele também decidiu fazer uma homenagem à Torre Eiffel, em traços finos na parte traseira do acessório de proteção.



Pierre Gasly

Parece que não foi apenas George Russell que arrasou na escolha de um capacete azul. Pierre Gasly, que está em seu segundo ano na equipe Alpine, optou por um layout muito interessante, com camadas e um degradê de cores, destacando tons de azul-claro e escuro, evidenciados pelas faixas brancas. As listras com as cores da bandeira francesa na parte superior adicionam ainda mais beleza ao item.



Williams


Alexander Albon

Um dos pilotos mais criativos do grid, Alexander Albon, já utilizou ilustrações em seu capacete para homenagear seus animais de estimação e, desta vez, optou por um modelo nas cores rosa-claro e azul-marinho fosco, com um detalhe superior na tonalidade de azul característica de sua equipe Williams. Na lateral, encontra-se a bandeira da Tailândia.



Logan Sargeant

O jovem piloto de 22 anos está em seu segundo ano na Fórmula 1 e mais uma vez optou por um capacete que destaca a bandeira de seu país, os Estados Unidos. A padronagem do item de segurança também segue as cores da bandeira norte-americana, com destaque para o branco e o azul, que combinam com o tom de azul do carro da Williams.



RB F1


Yuki Tsunoda

Mais uma vez escolhendo um layout que incorpora as folhas tradicionais do outono japonês, Yuki Tsunoda apresentou seu capacete em tons de folhagem seca, combinados com o azul-marinho já conhecido de sua antiga equipe, a AlphaTauri. O destaque para o número 22, em branco, está no topo da peça.


Daniel Ricciardo

Um dos capacetes mais ousados do grid talvez seja o de Daniel Ricciardo. O australiano optou por um design que remete às chamas, porém em tons de cinza metálico. Nas laterais, destaca-se o símbolo da Red Bull em vermelho e amarelo, assim como no logotipo da marca de energéticos.



Sauber F1 Team


Valtteri Bottas

O veterano finlandês, reconhecido por sua ousadia, optou por um dos mais belos capacetes para 2024. O design nos remete à belíssima aurora boreal, o fenômeno óptico observado no céu noturno de regiões polares. O verde se mescla com o preto e podemos notar detalhes de estrelas e constelações espalhadas pelo acessório. Sem dúvida, um dos mais criativos e bonitos da lista.



Zhou Guanyu

Parece que a criatividade foi um consenso entre os companheiros da antiga Alfa Romeo e atual Stake F1 Team. Zhou escolheu um capacete predominantemente preto brilhante, com detalhes e linhas cromadas em furta-cor. Na parte superior do acessório, uma bela ilustração chinesa, e na parte traseira, a utilização de seu logotipo, com prédios representando a arquitetura de seu país próximo à bandeira da China em uma ilustração roxa e verde-limão. Um dos mais elaborados do grid.



Haas


Kevin Magnussen

Com um dos capacetes mais tropicais, Kevin Magnussen evidenciou o patrocínio da marca brasileira Oakberry em seu capacete, com uma arara roxa, presente no logotipo. Além da ave, é possível visualizar alguns coqueiros e detalhes nas cores amarela e azul-piscina. No restante do acessório de proteção, a cor branca predomina, destacando as escritas em vermelho. O nome de Magnussen está nas laterais e na parte traseira do capacete, junto ao seu número 20.


Nico Hulkenberg

O único alemão do grid optou, assim como seu parceiro, por um capacete com fundo branco. Os detalhes ficaram por conta das estrelas em verde-limão, espalhadas pelo acessório. Em alguns trechos, vemos os detalhes roxos e metálicos, com destaque para ‘HLKNBRG’ escrito nas laterais com bordas pretas.


Quer ler mais sobre esportes?

Gostou de conhecer todos os capacetes dos pilotos para a temporada de 2024 da Fórmula 1? Quer ler mais notícias e artigos sobre esportes? Então você está no lugar certo!

O blog do Joga Junto tem uma editoria completa sobre o mundo esportivo, com textos informativos, curiosidades e matérias completas sobre as mais diversas modalidades.

Quer ler mais sobre os seus esportes favoritos? Então acesse a nossa editoria agora e aproveite!