É campeão! Manchester City vence a Inter e se consagra de vez no futebol europeu. Relembre a trajetória do time

O título europeu consolida de vez o projeto de força do time inglês

Finalmente o grande momento do Manchester City chegou. Após uma suada vitória por 1×0 em cima da Inter de Milão, o time azul de Manchester se sagrou de vez o campeão da Europa ao levantar a taça da Champions League.  

Esse título consolida de vez o projeto de força do time inglês, que nos últimos anos havia conquistado tudo no território nacional, mas que ainda buscava o maior título de sua prateleira.  

Pep Guardiola também marca ainda mais o seu nome na história do esporte. Se antes o espanhol havia vencido duas Champions League pelo Barcelona e criado uma dinastia dentro do futebol inglês, ainda faltava esse título com o Manchester para que não houvesse mais dúvidas do tamanho do técnico. Com a sua terceira taça, Pep agora se junta a Zinedine Zidane e Bob Paisley na segunda colocação dos técnicos mais vencedores da história da UCL, atrás apenas de Carlo Ancelotti.  

Trajetória do Manchester City na UCL 2022-23 

O time azul de Manchester buscou por muito tempo o seu título europeu. Com quase 130 anos de história, o City mudou de patamar em 2008, ao ser comprado por uma empresa ligada ao governo saudita, mas durante alguns anos sofreu com críticas por não conseguir levantar a orelhuda.  

Isso mudou. E essa história começou a se alterar na excelente fase de grupos que o City fez nessa Champions League, com 77% de aproveitamento e a invencibilidade – que se manteria até o fim. 

O City encarou Borussia Dortmund, Sevilla e Copenhagen pelo Grupo G. Da empreitada, saiu com 4 vitórias, 2 empates e a liderança do grupo, somando 14 gols a favor e apenas 2 contra.  

Com moral após se sair muito bem em um grupo complicado – o Borussia esteve perto de ser campeão alemão e o Sevilla, após a terceira colocação, disputou a Europa League e foi campeão – o City enfrentou o RB Leipzig pelas oitavas de final. Na ida, na Alemanha, 1×1. Na volta, no Etihad Stadium, um massacre inglês: 7×0, com 5 gols do Cometa Haaland.  

Nas quartas, os ingleses passaram de forma contundente pelo também alemão Bayern de Munique. No primeiro jogo, vitória acachapante por 3×0. Na volta, um simples 1×1 apenas para garantir a vaga.  

Nas semis, o City enfrentou o temível Real Madrid, o então atual campeão europeu, e responsável por uma eliminação traumática dos Citizens no ano anterior. Dessa vez, porém, o final foi diferente. Após um nervoso 1×1 no primeiro jogo em Madrid, o City aplicou uma sonora goleada por 4×0 no gigante merengue.  

O Manchester foi para a final contra a Inter como favorito. Favoritaço, na verdade. E das expectativas fez realidade, vencendo o time italiano por 1×0 e garantindo o seu título, de maneira invicta – os ingleses foram o 11º clube a levantar a orelhuda sem perder nenhum jogo.  

Aprende Junto

É hora de conhecer o Aprende Junto, a plataforma de ensino exclusiva do Joga Junto, que vai te ensinar a apostar de maneira mais estratégica.  

Quer saber mais? Acesse!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *