Cinco documentários imperdíveis sobre atletas para assistir

Cinco documentários imperdíveis sobre atletas para assistir

A sétima arte se especializou em contar histórias épicas por meio da imagem e do som. Se muitas vezes o terreno da ficção se esforça para criar novos mitos e símbolos, é na realidade material que a jornada do herói se desenrola da forma mais natural e inspiradora, afinal nada pode ser mais impressionante do que a autenticidade dos fatos. 

Os documentários, neste sentido, tomam para si o ofício de narrar essas histórias incríveis. E quando se trata de falar sobre atletas, esse gênero costuma fazer um trabalho particularmente primoroso. 

Hoje, separamos cinco documentários imperdíveis sobre atletas para você assistir.

Senna – O Brasileiro, O Herói, O Campeão (2010)

Até quem não viveu a época em que o maior piloto brasileiro brilhava nas pistas se arrepia com Senna – O Brasileiro, O Herói, O Campeão. Dirigido pelo britânico Asif Kapadia, que também assina outros documentários premiados, como Amy, sobre a cantora Amy Winehouse, o filme capta muito bem para as telas a trajetória do tricampeão até a sua trágica morte aos 34 anos, em 1994. 

Com imagens raras e entrevistas francas com pessoas que tiveram relações bem próximas com Ayrton, o documentário emociona por abordar de uma maneira fidedigna toda a intensidade do que foi o período do ídolo nas pistas e, sobretudo, por mostrar o tamanho do trauma que foi a sua partida prematura. 

Federer e Nadal: A Grande Rivalidade (2018)

Que amante do esporte nunca se arrepiou ao acompanhar de perto uma rivalidade entre dois grandes atletas? Poucos enredos absorvem tanto a atenção dos fãs quanto a competição entre duas figuras lendárias. E não são muitos os esportes que viram uma rivalidade tão dura e histórica quanto a que envolveu Federer e Nadal, gênios dominantes e absolutos em seus tempos de antagonistas nas quadras de tênis. 

O filme, de 2018, retrata do começo ao fim a disputa que durou 13 anos, mostrando que mesmo grandes rivais podem manter sempre o respeito e a admiração. 

Diego Maradona (2019)

Na lista dos cinco documentários imperdíveis sobre atletas para você assistir, não pode faltar este outro trabalho de Asif Kapadia, responsável também pelo filme sobre Ayrton Senna aqui listado.

Nesta obra, o diretor conta toda a história do ídolo argentino, visto como um deus em seu país e em Nápoles. Um dos grandes trunfos do filme é não se escusar de mostrar o verdadeiro Diego Armando Maradona, com todas as virtudes e contradições que acompanham todos os seres humanos, mesmo aqueles que são quase divinos. 

What’s My Name: Muhammad Ali (2019)

Dividido em duas partes, este documentário narra a história e a carreira de um dos maiores atletas de todos os tempos, o pugilista Muhammad Ali. Com cenas raras, o filme mostra momentos até então desconhecidos do americano, mas é na construção do mito conhecido por todos que a sua qualidade realmente se sobressai. 

O Caso Figo – A Transferência que Mudou o Futebol (2022)

Se você quiser entender como as transferências no mundo do futebol estão chegando a valores cada vez mais irreais, precisa ver este filme, que conta o polêmico caso da ida de Figo, ídolo do Barcelona, diretamente para o seu maior rival, o Real Madrid. 

O documentário é bastante detalhado e mostra diversos depoimentos conflitantes, em que ora um personagem afirma algo, ora outro aparece para desmentir, ao melhor estilo dos filmes que apresentam testemunhas que presenciaram um mesmo acontecimento de pontos de vistas diferentes. Algumas destas “testemunhas” da película são bem conhecidas dos fãs de futebol, como Pep Guardiola, Roberto Carlos e, claro, o próprio Figo. 

Quer ler mais sobre esportes?

Gostou de descobrir os cinco documentários imperdíveis sobre atletas? Quer ler mais notícias e artigos sobre esportes e cultura? Então você chegou ao lugar certo! 

O blog do Joga Junto tem uma editoria completa sobre o mundo esportivo, com textos informativos, curiosidades e matérias completas sobre as mais diversas modalidades.

Quer ler mais sobre os seus esportes favoritos? Então acesse a nossa editoria agora e aproveite!