Dinastia azul: como o City se tornou uma potência europeia 

O City, outrora um time médio da Inglaterra, mudou de patamar no século XXI, acumulando títulos e bons resultados tanto no cenário nacional quanto continental.

Manchester City é considerado um dos maiores clubes da europa

Manchester City é considerado um dos maiores clubes da europa

O Manchester City chegou a sua segunda final de Champions League na história, desta vez contra a Inter de Milão.  

O City, outrora um time médio da Inglaterra, mudou de patamar neste século, acumulando títulos e bons resultados tanto no cenário nacional quanto continental.  

Fundado em 1894, o time azul de Manchester sempre alternou bons momentos com crises. No seu pior momento, o Manchester chegou a ser rebaixado para a terceira divisão inglesa, em 1998.  

Mas exatamente 10 anos depois, tudo mudou. Em 2008, buscando investir em esportes ao redor do mundo, uma empresa de capital privado ligada ao governo dos Emirados Árabes pagou R$1,22 bilhões para comprar o time inglês.  

A nova administração da empresa logo fez efeito. Neste século, durante a era pré-Guardiola, que se iniciou em 2016, o time de Manchester conquistou 2 Premier Leagues, 1 Copa da Inglaterra, 1 Copa da Liga Inglesa e 1 Supercopa da Inglaterra. Contudo, a dominância em território nacional ainda não estava estabelecida e a Champions League continuava muito longe.  

Foi com a chegada do treinador espanhol que esses objetivos foram alcançados, ao menos em parte. O título da Champions ainda não é garantia, mas chegar em duas finais em tão curto espaço de tempo demonstra a força do projeto do City. E se isso não é prova o suficiente, talvez o futebol dominante praticado pelo time nos torneios nacionais e a dinastia estabelecida na Premier League possa ser a confirmação necessária da potência que virou o clube.  

Desde a chegada de Guardiola em 2016, há 7 anos, o time ganhou 5 títulos do Campeonato Inglês, visto por muitos como a liga mais forte e competitiva do mundo. A exceção dessas vitórias foi no ano da estreia do treinador e em 2020, quando o Liverpool teve que fazer uma campanha histórica para ficar com o troféu.  

Se o City de Guardiola vai finalmente levar o troféu da Champions, é impossível saber. Mas tudo indica que o clube está no caminho certo para isso.  

Aprende Junto

É hora de conhecer o Aprende Junto, a plataforma de ensino exclusiva do Joga Junto, que vai te ensinar a apostar como um verdadeiro especialista. E o melhor, é GRÁTIS.
Quer saber mais? Acesse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *