Conheça a melhor base de futebol do mundo 

Athletic de Bilbao: conheça a melhor base de futebol do mundo

No mundo do futebol, ter uma base sólida pode ser a linha tênue entre o fracasso e o sucesso dentro de campo, afinal nem só de grandes contratações vive um clube. 

No planeta bola, algumas bases são reverenciadas mundo afora por sua capacidade de produzir grandes estrelas para o esporte. O Santos, por exemplo, é reconhecido por revelar diversos jogadores de elite, como Neymar, Gabigol, Diego Ribas e o maior de todos, Pelé. Já na Europa, as bases de Barcelona e Ajax são duas das mais prestigiadas do continente. 

Ainda assim, existe uma categoria de base na Europa que é pouco falada, mas, dada as circunstâncias, não seria exagero colocar entre as melhores do mundo. Trata-se da base do Athletic Bilbao, time do País Basco, região autônoma da Espanha. 

Vamos conhecer um pouco mais sobre o clube e a sua filosofia? 

A história do Athletic Bilbao

Fundado em 1898 na cidade de Bilbao, o Athletic foi, desde a sua inauguração, um estandarte para o povo basco. Embora em seu começo tenham participado não só bascos como também ingleses e franceses, o time sempre possuiu uma ligação profunda com a região e seus moradores. 

Foi apenas em 1911 que foi implementada uma regra informal no clube, que mudaria para sempre o simbolismo do time e o faria desenvolver uma das melhores bases da Europa e do mundo. A partir desta data, o time passou a priorizar o uso de jogadores nascidos no País Basco como forma de valorizar e estreitar os laços com a região.

Durante a ditadura de Francisco Franco, essa filosofia tomou conotações ainda mais profundas e políticas, pois se transformou em um símbolo de resistência.

Em mais de 120 anos de sua rica história, o Athletic Bilbao contou com muito poucos estrangeiros em seus elencos, e a prioridade em utilizar apenas bascos em seu time segue até hoje como um forte pilar institucional do clube, e a equipe gasta, anualmente, € 10 milhões para manter a categoria de base.

O que faz a base do Athletic ser uma das melhores do mundo? 

O País Basco, região autônoma da Espanha, possui cerca de dois milhões de habitantes, espalhados em um território de apenas 20.664 km². Com uma população tão pequena e uma regra tão rígida de montar elencos apenas com jogadores nativos, é surpreendente a quantidade de resultados expressivos que o Athletic Bilbao alcançou ao longo de sua existência. 

Mesmo com uma restrição tão inflexível, o time basco conseguiu ganhar oito títulos da La Liga, 24 Copas do Rei e três Supercopas da Espanha. Além disso, o time é um dos únicos três que nunca conheceu o rebaixamento, permanecendo sempre na elite do futebol espanhol ao lado de Real Madrid e Barcelona. 

Com território e população menor que o Uruguai, que também é considerado um grande case de sucesso no futebol, o País Basco tem, sem sombra de dúvidas, pouco “pé de obra” para garimpar bons jogadores, mas, ainda assim, o Athletic consegue achar ótimos talentos e alcançar grandes resultados. Por isso, não parece ser exagero afirmar que o clube basco possui uma das melhores bases do mundo. 

Quer ler mais sobre esportes?

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a melhor base de futebol do mundo? Quer ler mais notícias e artigos sobre esportes? Então você chegou ao lugar certo! 

O blog do Joga Junto tem uma editoria completa sobre o mundo esportivo, com textos informativos, curiosidades e matérias completas sobre as mais diversas modalidades.

Quer ler mais sobre os seus esportes favoritos? Então acesse a nossa editoria agora e aproveite!