Como vão ser definidas as vagas para o novo Mundial de Clubes? 

Com a mudança de formato, a competição terá 32 equipes das 6 federações.

A partir de 2025, o atual formato do Mundial de Clubes será aposentado, e um novo sistema passará a ser implementado. O novo formato do Mundial de Clubes da FIFA será semelhante a Copa do Mundo de Seleções, sendo disputado a cada 4 anos, contando com a participação de 32 seleções dos 5 continentes, divididas entre as 6 federações da FIFA. Essa mudança tem como objetivo aumentar a competitividade e o interesse global pelo torneio, oferecendo uma oportunidade única para os clubes provarem sua superioridade em escala mundial. 

Mas como essas 32 vagas serão definidas? 

Como será a definição de vagas

A UEFA, que representa a Europa, terá o maior número de vagas, totalizando 12. Dessas, 4 serão destinadas aos campeões das últimas 4 edições da Liga dos Campeões da UEFA, enquanto as demais serão concedidas às equipes melhor classificadas no ranking europeu.  

A CONMEBOL, responsável pela América do Sul, contará com 6 vagas no novo Mundial de Clubes. Quatro dessas vagas serão ocupadas pelos campeões das últimas 4 edições da Copa Libertadores da América. As duas vagas restantes serão concedidas às equipes sul-americanas melhor classificadas no ranking da CONMEBOL.  

Esse número de vagas maiores para a UEFA e CONMEBOL se deve ao sucesso que clubes das duas federações já experimentaram à nível mundial: apenas times europeus e sul-americanos foram campeões do mundo no antigo formato. 

A AFC, representando a Ásia, terá direito a 4 vagas. Essas vagas serão ocupadas pelos últimos 4 campeões da Liga dos Campeões da Ásia. Essa  

A CAF, que representa a África, também terá 4 vagas asseguradas no novo Mundial de Clubes. Assim como na AFC, essas vagas serão ocupadas pelos últimos 4 campeões da Liga dos Campeões da África

A CONCACAF, representando a América do Norte, Central e Caribe, terá 4 vagas reservadas. Essas vagas serão concedidas aos últimos 4 campeões da Copa dos Campeões da CONCACAF

Por fim, a OFC, que representa a Oceania, terá direito a apenas uma vaga. Essa vaga será concedida ao clube mais bem classificado entre os campeões da principal competição de clubes da confederação nos últimos 4 anos. Embora a Oceania tenha menos vagas em comparação com outras confederações, essa é uma oportunidade para que um clube da região mostre sua habilidade em um torneio de prestígio. 

Além das vagas destinadas às federações continentais, uma vaga será destinada ao país-sede do torneio. O país anfitrião ainda não foi anunciado.  

Times garantidos

O quadriênio vigente de classificação teve início em 2021 e se estende até 2024, portanto alguns times já têm a sua participação garantida. É o caso de:

CONMEBOL 

Palmeiras – Campeão da Libertadores de 2021 

Flamengo – Campeão da Libertadores de 2022 

UEFA 

Chelsea – Campeão da UCL 2020-21 

Real Madrid – Campeão da UCL 2021-22 

Manchester City – Campeão da UCL 2022-23 

AFC 

Urawa Red Diamonds – Campeão da Liga dos Campeões da Ásia 2022 

Al-Hilal – Campeão da Liga dos Campeões Ásia 2023 

CAF 

Al-Ahly – Campeão da Liga dos Campeões da África 2020-21 

Wydad Casablanca – Campeão da Liga dos Campeões da África 2021-22 

CONCACAF 

Monterrey – Campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF 2021 

Seattle Sounders – Campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF 2022 

Club León – Campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF 2023 

Aprende Junto  

É hora de conhecer o Aprende Junto, a plataforma de ensino exclusiva do Joga Junto, que vai te ensinar a apostar de maneira mais estratégica.  

Quer saber mais? Acesse!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *