Como o basquete começou?

Poucos esportes são tão relevantes atualmente quanto o basquete. Nascido nos Estados Unidos, mas popularizado nos quatro cantos do planeta, o esporte da bola laranja teve uma origem muito mais pragmática do que se espera de uma modalidade que cada vez mais se aproxima de um verdadeiro show. 

Hoje, vamos contar a você as origens do esporte que nasceu como uma distração e conquistou o mundo. 

Como o basquete começou?

A história começa no rigoroso inverno de Springfield, cidade de Massachusetts, Estados Unidos, em 1891. James Naismith, professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços, foi incumbido da difícil tarefa de criar uma atividade que pudesse ser praticada em ambientes fechados pelos alunos da escola durante o período de frio. 

O professor, então, após algumas tentativas, pendurou duas cestas de pêssegos,uma em cada canto da quadra, em pilastras a uma altura de 3,05 metros e também criou 13 regras para o funcionamento do jogo. 

Após a sua implementação, o esporte rodou a região e conquistou adeptos. O primeiro jogo oficial de basquete ocorreria já no ano seguinte, em 1892, e contou com uma plateia de cerca de 200 pessoas. Em pouco tempo, a modalidade começou a se popularizar, e, em 1932, surgiu a Federação Internacional de Basquete (FIBA). Quatro anos depois, 1936, a versão masculina entrou nas Olimpíadas de Berlim. Já a modalidade feminina foi implementada nos jogos de 1976, em Montreal. 

A NBA, a principal liga de basquete do mundo, foi fundada em 1946, sendo uma das grandes responsáveis por disseminar o esporte para todos os continentes. 

Basquete: mais que um jogo

Hoje, mais de um século depois da sua criação, o basquete se tornou um verdadeiro fenômeno cultural. Como quase nenhum outro, o esporte se inseriu na moda, música, cinema, televisão e diversas outras mídias. Atualmente, o basquete é um produto completamente massificado, com milhões de pessoas ao redor do mundo celebrando esse esporte, que continua a unir comunidades e criar momentos memoráveis nas quadras de basquete. 

À medida que o jogo evolui, sua essência fundamental permanece inalterada: uma mistura única de habilidade, estratégia e trabalho em equipe que faz do basquete mais do que apenas um jogo – uma experiência emocionante e inspiradora.

Quer ler mais sobre esportes?

Gostou desta matéria que conta como o basquete começou? Quer ler mais notícias e artigos sobre as mais diversas modalidades? Então aqui é o lugar certo para você! 

Nosso blog tem uma editoria completa sobre o mundo dos esportes, recheada com textos informativos, curiosidades e matérias sobre as mais diversas modalidades.

Quer ler mais sobre os seus esportes favoritos? Então acesse a nossa editoria e aproveite!