Sylvinho na Albânia: entenda o sucesso do ex-técnico do Corinthians no país europeu

Sylvinho na Albânia

O futebol brasileiro, como o mundo inteiro sabe, é uma potência gigantesca. São muitos os jogadores que fizeram sucesso ao redor do planeta e espalharam a mística do futebol nacional. Embora em menor quantidade, é verdade, o Brasil também produziu alguns técnicos que saíram daqui para ganhar o coração de fãs de outras partes do globo. Alguns casos, como o de Tuca Ferretti, brasileiro que conquistou o México e se tornou uma lenda da Liga MX, e de Zico, que se transformou em um ícone para os japoneses, são famosos. 

Porém, desde janeiro de 2023, um novo nome parece estar se preparando para se juntar a este seleto grupo de técnicos brasileiros que fizeram história em terras estrangeiras. Trata-se de Sylvinho, ex-técnico do Corinthians, que atualmente comanda a seleção da Albânia e, em pouco tempo, tem conseguido resultados expressivos. 

A trajetória de Sylvinho

Pode-se dizer que, até aqui, Sylvinho tem dado a volta por cima em uma carreira que começou com mais frustrações do que glórias. Após algum tempo como auxiliar técnico de Tite na Seleção Brasileira, Sylvinho foi promovido quando, em 2019, a CBF o escolheu para ser o treinador do time olímpico que iria disputar os jogos de Tóquio no ano seguinte. Porém, os planos mudaram quando o Lyon-FRA, representado pelo então dirigente de futebol Juninho Pernambucano, convidou o ex-lateral para comandar o time à beira do campo. Sylvinho prontamente aceitou. 

Em terras francesas, Sylvinho logo conheceu as dores que costumam acompanhar o trabalho de um técnico. Com um trabalho irregular e um início ruim na Ligue 1, o brasileiro foi demitido depois de poucos meses no cargo. Ficava claro que ainda faltava experiência como treinador. 

Pouco tempo depois, em 2021, Sylvinho recebeu uma nova chance de adquirir essa experiência, desta vez no gigante brasileiro no qual foi revelado, o Corinthians. No time paulista, nova frustração: foram cerca de 9 meses de trabalho, com resultados medianos e muitas cobranças da sempre exigente torcida corintiana. 

Depois de dois trabalhos difíceis, a contratação do brasileiro pela seleção albanesa surpreendeu muita gente. O que se poderia esperar de Sylvinho em uma seleção de pouca tradição, sem nenhum histórico de ser protagonista nos grandes palcos do futebol? 

Como que para confirmar a desconfiança inicial, o trabalho de Sylvinho na Albânia começou com uma derrota para a Polônia, pelas Eliminatórias da Eurocopa. O resultado parecia apenas comprovar a falta de experiência do técnico para fazer um time modesto brilhar. Porém, como costumeiramente acontece no futebol, as expectativas foram subvertidas. A partir desse jogo, o professor Sylvio e sua Albânia trabalharam duro, colecionando boas atuações e grandes resultados. 

Desde então, o time albanês fez quatro jogos, com quatro vitórias e três empate. A equipe ganhou confiança e liderou o seu grupo das Eliminatórias da Euro, garantindo a histórica classificação na Eurocopa, algo que só havia acontecido uma única vez, em 2016. 

Agora, mesmo com pouco tempo à frente da seleção, Sylvinho na Albânia já é visto como uma potencial lenda dentro do país, algo que está fazendo a carreira do treinador alcançar um patamar que poucos acreditavam até pouco tempo atrás. 

Agora é aguardar o desenrolar desta história, mas é fato que, com a classificação, Sylvinho já escreveu um capítulo e tanto na sua carreira como treinador e nas páginas do futebol albanês. 

Quer ler mais sobre esportes?

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a história de Sylvinho na Albânia? Quer ler mais notícias e artigos sobre esportes? Então você chegou ao lugar certo! 

O blog do Joga Junto tem uma editoria completa sobre o mundo esportivo, com textos informativos, curiosidades e matérias completas sobre as mais diversas modalidades.

Quer ler mais sobre os seus esportes favoritos? Então acesse a nossa editoria agora e aproveite!