A história de Zagallo, único tetracampeão do mundo 

Conheça a história de Zagallo, um dos mais reconhecidos técnicos da história do país e dono de feitos marcantes do futebol brasileiro.

Quando falamos em futebol brasileiro, é comum lembrarmos rapidamente de Pelé e seus feitos extraordinários. Porém, o nosso futebol tem uma outra figura tão lendária quanto o Rei: Mário Jorge Lobo Zagallo.


O Velho Lobo, como ficou conhecido, construiu uma trajetória única no futebol brasileiro e mundial. A história de Zagallo no esporte, tão rica e maravilhosa, teve seu início nos anos 40 como jogador, e se estendeu por seis décadas em diversas funções, principalmente como treinador e coordenador técnico.


Conheça um pouco mais da história do Velho Lobo.


A História de Zagallo 


Foi nas ruas da cidade maravilhosa que Zagallo deu os seus primeiros chutes na bola, descobrindo o amor pelo futebol, uma paixão que o acompanha até os dias de hoje.  


Em 1947, entrou no time infantil do América, tradicional time carioca e, um ano depois, já subiu ao time juvenil. Em 1950, foi convidado a fazer um teste no Flamengo. Uma vez aprovado, o ponta-esquerda Zagallo passou oito anos no rubro-negro carioca, marcando 29 gols em 205 jogos, números que ajudaram o Flamengo a ganhar inúmeros títulos, sobretudo o tricampeonato carioca de 1953, 1954 e 1955.  


Em 1958, após se destacar no time da Gávea, Zagallo foi convocado pelo técnico da Seleção, Vicente Feola, para disputar a Copa do Mundo na Suécia. Com o seu talento para atacar e a sua disposição tática para voltar para defender, algo bastante raro para época, Zagallo assumiu a titularidade da ponta-esquerda à frente de jogadores históricos, como Pepe e Canhoteiro, e foi jogador importante na primeira conquista brasileira de Copa do Mundo, com direito a uma assistência para Pelé na final contra o time da casa.  


Em seu regresso ao Brasil, Zagallo se transferiu para o Botafogo, onde reeditou grandes parcerias da Seleção com Garrincha, Nilton Santos e Didi. No Glorioso, conquistou diversos títulos, se tornando um ídolo imortal do alvinegro carioca.  


A história de Zagallo como jogador da Seleção ainda teria mais um capítulo de glória. Na Copa do Mundo seguinte, em 1962, Zagallo foi novamente convocado para a Seleção, dessa vez pelo técnico Aymoré Moreira. Para encerrar com chave de ouro a sua trajetória como jogador do time brasileiro, Zagallo ajudou a equipe a levantar o bicampeonato mundial no Chile.  


No ano de 1965, aos 34 anos, Zagallo pendurou as chuteiras do futebol profissional, e resolveu se aventurar como técnico no juvenil do Botafogo. E a história de Zagallo como técnico foi muito além de uma simples aventura. Ao longo da sua enorme trajetória à beira do campo, o Velho Lobo treinou Botafogo, Flamengo, Vasco, Portuguesa e, claro, a Seleção Brasileira na Copa de 70. 


Comandante do time que levantou o troféu de tricampeão do mundo, Zagallo conseguiu montar uma equipe histórica, considerada por muitos como a melhor Seleção de todos os tempos. Com Pelé, Carlos Alberto Torres, Gérson, Jairzinho, Tostão, Rivellino e diversos outros craques, Zagallo foi capaz de armar um time habilidoso e extremamente coletivo.  


O último ato da linda história de Zagallo na Seleção aconteceu dessa vez fora da função de técnico ou jogador. Na Copa de 94, ano em que Parreira treinou o time que se sagrou tetracampeão mundial, Zagallo estava presente como coordenador técnico.  


Esse último feito selou de vez uma história que se confunde eternamente com a trajetória vencedora da Seleção Brasileira, já que Zagallo esteve presente em quatro dos cinco títulos mundiais do país.


Principais conquistas de Zagallo


Além de estar presente em quatro títulos mundiais do Brasil, Zagallo coleciona um número impressionante de grandes conquistas. Confira abaixo os principais títulos de Zagallo:


Como jogador


5x Campeão Carioca (1953, 1954, 1955, 1961 e 1962) 

2x Campeão do Torneio Rio-São Paulo (1962 e 1964) 

2x Campeão da Copa do Mundo (1958 e 1962) 


Como técnico 


1x Campeão Brasileiro (1968) 

5x Campeão Carioca (1967, 1968, 1971, 1972 e 2001) 

1x Campeão Saudita (1978-79) 

1x Campeão da Copa da Ásia (1984)
1x Campeão da Copa do Mundo (1970) 

1x Campeão da Copa das Confederações (1997) 

1x Campeão da Copa América (1997) 


Como coordenador técnico 


1x Campeão da Copa do Mundo (1994) 

1x Campeão da Copa América (2004) 

1x Campeão da Copa das Confederações (2005) 


Curiosidades de Zagallo


Além da bela história de Zagallo no futebol, o ex-jogador e técnico também é responsável por um legado imenso para o esporte brasileiro.  


Zagallo é amplamente considerado um dos grandes precursores da escola brasileira de futebol, responsável por desenvolver diversas táticas de vanguarda para a época. Porém, mais do que apenas um grande pensador e craque, Zagallo também colecionou diversas histórias e pérolas. Confira algumas: 

  • Zagallo é fissurado pelo número 13. Segundo ele mesmo, a a superstição começou com a sua mulher Alcinda, devota de Santo Antônio, cujo dia é 13 de junho.  
  • Como não poderia deixar de ser, Zagallo e Alcinda também se casaram em um dia 13, no mês de janeiro de 1955.  
  • Zagallo é pai de quatro filhos: Maria Emilia, Mário César, Paulo Jorge e Maria Cristina.  
  • Zagallo é a única pessoa a vencer quatro títulos de Copa do Mundo. O feito foi alcançado com duas vitórias como jogador (58 e 62), uma como técnico (70) e uma como coordenador (94).  
  • Zagallo é uma das únicas três pessoas a ganhar Copa do Mundo como jogador e treinador, ao lado de Franz Beckenbauer e Didier Deschamps.  
  • Entre as funções de jogador, técnico e coordenador, o Velho Lobo disputou sete Copas, alcançando a final em cinco oportunidades. 
  • O pai de Zagallo queria que ele trabalhasse com contabilidade, mas conseguiu ser convencido a deixar o Velho Lobo seguir carreira no futebol graças ao seu outro filho, Fernando. 
  • Por falar nisso, o pai de Zagallo também chegou a ser jogador de futebol. Na década de 20, Haroldo Zagallo vestiu a camisa do CRB de Alagoas.


Aprende Junto

É hora de conhecer o Aprende Junto, a plataforma de ensino exclusiva do Joga Junto, que vai te ensinar a apostar de maneira mais estratégica.    

Quer saber mais? Acesse!    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *