A história de José Altafini, o Mazzola 

Ídolo de Palmeiras e Milan, o craque também faz parte do seleto grupo de jogadores que disputou Copa do Mundo por dois países diferentes.

O futebol brasileiro teve grandes jogadores que brilharam na Itália, mas nenhum tanto quanto José Altafini, o Mazzola. Nascido em 24 de julho de 1938, em Piracicaba, o atacante era filho de italianos e deixou a sua marca tanto no futebol nacional quanto no da Velha Bota. 

A carreira de José João Altafini começou no Brasil, no XV de Piracicaba, mas logo o bom futebol do jovem atacante o levou ao Palmeiras, onde seu talento e faro de gol fizeram dele um ídolo e lhe valeram o apelido de Mazzola, por sua semelhança física com o jogador italiano Valentino Mazzola. No Verdão, Mazzola ficou de 1956 a 58, marcando 90 gols em 126 jogos. Com o sucesso no time palestrino, o jogador foi convocado para a Seleção Brasileira para disputar a Copa do Mundo de 1958, fazendo parte do grupo campeão mundial.  

No mundial, Mazzola chamou a atenção do futebol italiano, para onde foi em 1958 ao se juntar ao Milan, clube pelo qual se tornaria um verdadeiro ícone. No Milan, Altafini, como ficou conhecido, teve anos gloriosos, conquistando dois títulos do Campeonato Italiano e uma Liga dos Campeões da UEFA. Na Itália, ainda passou por Juventus – onde venceu mais dois scudettos – e Napoli.  

Além dos triunfos em nível de clube, Mazzola também jogou na seleção italiana, representando a Azzurra na Copa de 62. Com isso, entrou na história como um dos pouquíssimos jogadores a jogar Copa do Mundo por dois países diferentes. 

Após encerrar sua carreira como jogador, Mazzola seguiu sua paixão pelo futebol trabalhando como comentarista esportivo na televisão italiana. Seu conhecimento profundo do jogo continuou a encantar os fãs do esporte. 

Hoje, José Altafini, o Mazzola, é lembrado como uma lenda do futebol brasileiro, italiano e mundial. Sua trajetória brilhante e conquistas notáveis permanecem gravadas nas memórias daqueles que tiveram o privilégio de vê-lo em campo.  

Aprende Junto

É hora de conhecer o Aprende Junto, a plataforma de ensino exclusiva do Joga Junto, que vai te ensinar a apostar de maneira mais estratégica.  

Quer saber mais? Acesse!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *