A história de Guga em Roland Garros  

Você conhece a história do Guga na Roland Garros? O maior tenista da história do Brasil atingiu o seu ápice ganhando o tricampeonato. Conheça mais!

Para nós, brasileiros, falar sobre Roland Garros é falar sobre Guga. O maior tenista da história do Brasil atingiu o seu ápice ganhando o tricampeonato do torneio de Grand Slam.  

Foi no torneio de saibro mais importante do circuito mundial de tênis que Gustavo Kuerten praticamente saiu do anonimato para se tornar um dos grandes da história do esporte.  

Em 1997, ano da sua primeira conquista de Roland Garros, Guga era um azarão: o tenista brasileiro ocupava, na altura, apenas a 66ª posição do ranking mundial, estando bem longe dos holofotes e de ser considerado entre os favoritos.  

Contrariando todas as expectativas, Guga fez uma campanha brilhante, deixando para trás nomes poderosos da época, como Thomas Muster, Andrei Medvedev, Yevgeny Kafelnikov, o campeão do torneio no ano anterior e Sergi Bruguera, campeão de Roland Garros em 93 e 94.  

Em 2000 e 2001, Guga já era famoso e estava longe de ser a zebra que foi em 97, o que de forma alguma fez das suas vitórias menos épicas. Para vencer em 2000, por exemplo, Gustavo teve que derrubar novamente gigantes, como Kafelnikov novamente, Juan Carlos Ferrero – que viria a ser o número 1 do mundo três anos depois, e Magnus Norman, terceiro no ranking da ATP.   

Em 2001, Guga venceu o seu último torneio de Roland Garros, o auge de uma carreira brilhante abreviada pelas lesões. Foi neste ano que Guga fez a sua famosa celebração no saibro, ao se deitar sobre um coração que ele mesmo desenhara no piso da quadra.  

Ainda que Guga tenha vencido o campeonato pela última vez em 2001, a mística de Kuerten em Roland Garros era tão grande que, em 2004, bem longe do seu melhor momento, Guga venceu no torneio nada mais nada menos que Roger Federer, que já era o melhor do mundo na época. Neste ano, Guga parou nas quartas de final do torneio de saibro francês.

Aprende Junto

É hora de conhecer o Aprende Junto, a plataforma de ensino exclusiva do Joga Junto, que vai te ensinar a apostar como um verdadeiro especialista. E o melhor, é GRÁTIS.
Quer saber mais? Acesse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *