A Copa do Mundo Feminina e as seleções campeãs até o momento

Conheça as equipes que levantaram a tão sonhada taça nas oito edições já disputadas.

Apesar da prática do esporte existir há séculos entre as mulheres, o futebol feminino enfrentou dificuldades para conquistar seu espaço. A intensa luta pelo reconhecimento da modalidade superou pressões, proibições e falta de apoio ao longo das décadas, culminando na grande conquista do primeiro mundial experimental organizado pela FIFA, que ocorreu somente em 1988, na China.

Três anos depois, em 1991 e também sediada no país asiático, foi realizada a primeira Copa do Mundo Feminina da história, marcando o início da tradição do evento, que se repete a cada quatro anos e já premiou quatro vencedoras diferentes nas oito edições disputadas até o momento. Para saber mais sobre os mundiais e as seleções campeãs, confira este resumo especial.

1991: Estados Unidos

A primeira edição da Copa do Mundo Feminina foi vencida pela equipe norte-americana de forma invicta, derrotando a Noruega por 2 a 1 na grande final histórica. A disputa pelo terceiro lugar ocorreu entre Suécia e Alemanha, com a seleção escandinava conquistando a medalha de bronze.

1995: Noruega

Realizada na Suécia, que havia ficado em terceiro lugar no torneio anterior, foi a vez da seleção norueguesa erguer a taça após a final contra a Alemanha. O placar de 2 a 0 foi favorável às norueguesas, enquanto os Estados Unidos garantiram a terceira colocação ao vencer a China pelo mesmo placar.

1999: Estados Unidos

Com a vantagem de jogar em casa, as norte-americanas conquistaram o título mais uma vez. A partida final, após um tempo regulamentar sem gols, foi decidida nos pênaltis contra a China, com um placar final de 5 a 4 nas cobranças. O jogo pelo terceiro lugar entre Brasil e Noruega também foi definido pelo placar de 2 a 0, colocando a Seleção Brasileira no pódio pela primeira vez.

2003: Alemanha

Mais uma vez sediada nos Estados Unidos, a atual campeã ficou apenas com o terceiro lugar, vencendo a seleção canadense por 3 a 1. O topo do pódio foi celebrado pelas alemãs, que conquistaram a vitória por 2 a 1 sobre a Suécia.

2007: Alemanha

Dezesseis anos após a primeira Copa do Mundo Feminina sediada no país, foi a vez da China receber novamente o torneio, que teve a Alemanha como bicampeã. Em um jogo de 2 a 0 contra o Brasil, e com destaque para a lendária atleta Marta, artilheira da competição, o ouro veio novamente para as alemãs. O terceiro lugar ficou entre Noruega e Estados Unidos, com a vitória norte-americana por 4 a 1 e a conquista do bronze.

2011: Japão

Após conquistar o título nas duas últimas edições, a Alemanha sediou a Copa, mas não conseguiu avançar para as semifinais. O troféu foi erguido pelo Japão, que venceu os Estados Unidos na disputa de pênaltis, após um empate de 2 a 2 no tempo regulamentar. Com um placar de 3 a 1, as norte-americanas tiveram que se contentar com o vice-campeonato, enquanto a Suécia conquistou o bronze ao vencer a França por 2 a 1.

2015: Estados Unidos

A Copa do Mundo Feminina de 2015 foi recebida pelas canadenses, e as maiores campeãs do torneio feminino voltaram a vencer após 16 anos de “jejum”, goleando o Japão por 5 a 2. A terceira colocada desta vez foi a Inglaterra, com o resultado de 1 a 0 contra a Alemanha.

2019: Estados Unidos

As norte-americanas saíram vitoriosas da Copa realizada na França e contaram com a maestria de Megan Rapinoe, uma das artilheiras da edição, durante a final disputada contra a Holanda. O placar final foi de 2 a 0, consolidando o poder e o recorde máximo dos Estados Unidos como ganhadores da competição. Na disputa pelo terceiro lugar no pódio, a Suécia levou a melhor contra a Inglaterra por 2 a 1, conquistando então a medalha de bronze.

As campeãs da Copa do Mundo Feminina de Futebol

SeleçõesNúmero de Título(s)Ano(s) de título(s)
1.Estados Unidos41991, 1999, 2015 e 2019
2.Alemanha22003 e 2007
3.Noruega11995
4.Japão12011

A Copa do Mundo Feminina de 2023

A nova edição do evento mundial será realizada no Catar e terá início no dia 20 de julho com a partida de abertura entre Nova Zelândia e Noruega. O primeiro jogo da Seleção Brasileira está marcado para o dia 24, contra o Panamá, às 08h (horário de Brasília).

Esse será o maior torneio feminino de todos os tempos, com a participação de 32 seleções distribuídas em oito grupos de quatro países cada. O formato seguirá o mesmo da competição masculina, em que as duas primeiras seleções de cada grupo avançarão para a fase de mata-mata.
Com um maior número de equipes em busca da cobiçada taça, resta-nos assistir aos jogos e acompanhar de perto as favoritas ao título, aguardando com empolgação a coroação da nova campeã nessa competição incrível.

Aprende Junto

É hora de conhecer o Aprende Junto, a plataforma de ensino exclusiva do Joga Junto, que vai te ensinar a apostar como um verdadeiro especialista. E o melhor, é GRÁTIS. Quer saber mais? Acesse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *